Você conhece o hino da Akama Gakuin?

22 de março de 2019
Professoras e alunas da São Paulo Saihou Jogakuin

Dando continuidade à história da Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama, que em 2019 completa 60 anos, desta vez resgataremos uma curiosidade da qual poucas pessoas têm conhecimento: o hino da escola de corte e costura.

Em 1933, três anos depois de chegar ao Brasil, Dona Michie Akama fundou a São Paulo Saihou Jogakuin, um internato de corte e costura para moças. No início, seu público-alvo eram as filhas de imigrantes japoneses que trabalhavam no campo. Educadora, vinda de um Japão no qual as jovens tinham acesso à educação formal (mesmo em uma época em que eram instruídas para serem donas de casa), ela se comoveu com a situação das nikkeys que passavam o dia inteiro na lavoura do Brasil e não conseguiam estudar.

Por isso, junto ao seu marido Juiji Akama, buscaram os meios legais para abrir uma escola de formação para moças. Elas tinham aulas de corte e costura, culinária, língua japonesa, trabalhos manuais, economia doméstica etc.

O hino da Akama Gakuin, como era carinhosamente conhecida, ainda traz muito do espírito nacionalista japonês, mas já exaltando a terra que os acolheu, incentivando o estudo e o trabalho como meio transformador da realidade.

Confira abaixo a letra completa:

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn