Visita à Pinacoteca e releitura de obras

9 de junho de 2016

PinacotecaOs alunos das turmas do 6º ao 8º anos visitaram a exposição “Paisagem das Américas: da Terra do Fogo ao Ártico”, em cartaz na Pinacoteca do Estado. Antes dessa saída de Estudo do Meio, eles realizaram uma pesquisa sobre a Pinacoteca e lá participaram de práticas complementares, como a releitura de obras e elaboração de textos. O fechamento do projeto foi com um trabalho de revisão das informações e uma autoavaliação.

“Para estra mostra foram escolhidas pinturas de vários lugares da América, o que deixa a exposição surpreendente pra quem está acostumado a pensar a América e os americanos como apenas os estadunidenses. São como fotografias de época: pinturas realistas e detalhistas que tentam aproximar o observador do momento que o artista estava inserido”, explica o professor de História Renato Luginick, um dos acompanhantes do grupo. Ele conta que alunos ficaram bastante surpresos com a perfeição das obras e a habilidade dos artistas.

A atividade foi além da exposição. Os alunos também caminharam pelo Parque da Luz, onde fica o prédio da Pinacoteca. “Eles contemplaram os monumentos e puderam acompanhar a movimentação da cidade e o vai e vem dos transeuntes, sentindo-se parte da metrópole, como estudantes pesquisadores ou como espectadores do movimento”, revela Renato.

Confiram imagens do passeio pelo Parque da Luz e algumas das releituras de obras feitas na Pinacoteca pelos alunos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn