• Home
  • Notícias
  • Uso de mapas mentais auxilia na aprendizagem de gramática

Uso de mapas mentais auxilia na aprendizagem de gramática

24 de novembro de 2017

Turmas de 9º ano criam mapas mentais para estudar gramática. A professora Thaís Morgato Martin, idealizadora da proposta explica como foi o andamento das aulas:

“Até nós, professores de Português, reconhecemos que alguns conteúdos da gramática podem ser um tanto assustadores, seja pela complexidade, seja pela extensão. No 9º ano, Período Composto é uma matéria que pode ser considerada aterrorizante por ambos os motivos. Só de ouvir o nome “oração subordinada adverbial concessiva reduzida de gerúndio”, alguns já suam frio, e não lhes tiro a razão. Como são muitos os tipos de oração, função sintática e conjunção, é comum que os alunos se confundam ou percam a noção do todo.

Jpeg

Buscando alternativas que pudessem auxiliar os estudantes em dificuldades como essa, conversei com a professora Débora Sebriam, coordenadora de tecnologia educacional, que me apresentou uma possibilidade de trabalho bem interessante. Tratava-se de um aplicativo online utilizado para a criação de mapas mentais, o que ajudaria muito na visualização de todo o conteúdo e também em sua fixação. Os alunos não tiveram grandes dificuldades em dominar os recursos, bastante práticos e intuitivos.

O resultado foi excelente, os alunos retomaram os conceitos, construíram o esquema arbóreo, e conseguiram ter uma visão ampla e clara do conteúdo. A atividade facilitou o estudo porque permitiu um contato mais próximo e pessoal com a matéria, e possibilitou que ela fosse organizada toda em um único documento. Além disso, o conhecimento da ferramenta utilizada foi de grande valia aos alunos, que agora podem usá-la em outras disciplinas e projetos.”

Conheça algumas das produções:

Experimente o MindMeister e crie você também seus mapas mentais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn