Momento Cívico: um espaço para a reflexão

29 de agosto de 2018

Professores reforçam importância de datas históricas sob o contexto da democracia e das conquistas sociais 

Na próxima semana teremos novamente o Momento Cívico do Pio, um espaço em que alunos e professores se unem não apenas para entoar o hino nacional, mas também para refletir e contextualizar datas importantes comemoradas há muito tempo no nosso país. Na quinta-feira (6) a turma vai antecipar a comemoração da Declaração de Independência do Brasil de Portugal, que ocorreu em 7 de setembro de 1822.

Nesse momento, os professores têm um espaço curto de fala com o objetivo de conectar datas históricas e seus desdobramentos ao contexto democrático atual, segundo Renato Luginick Ranieri, professor de história do PIO. Afinal, a independência não foi um ato isolado, mas integrou o processo de crise do sistema colonial e pouco alterou a realidade socioeconômica do Brasil da época. E agora, como caminhamos ao longo de mais de um século de independência?

“Lembrar não significa acessar determinados fatos, mas transformá-los, recriá-los sempre a partir do presente. Por isso, lembrar dessas datas históricas reforçam os laços com a construção da nossa identidade nacional”, disse Renato.

De acordo com a lei 5700, sobre os símbolos nacionais, as escolas têm papel fundamental na valorização da história do Brasil. No calendário cívico do PIO estão o dia da Inconfidência Mineira, do Descobrimento do Brasil, o Dia do Trabalhador, da Lei Áurea, da Independência do Brasil e da Proclamação da República (15 de novembro).  Além do Hino Nacional Brasileiro, tocaremos também o Hino correspondente ao evento histórico. Sendo: Hino da Independência, Hino da Proclamação da República e Hino à Bandeira, respectivamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn