Um desafio para começar o ano

26 de fevereiro de 2015

É com imensa alegria que começamos mais um ano letivo. Neste início eu pensei em dar as boas-vindas aos alunos e pais de uma maneira desafiadora.

Na Reunião de Pais, entreguei para cada responsável um envelope com uma carta de acolhimento e um desafio para o filho ler e responder, com ou sem a colaboração da família.

O registro da resposta foi livre. A carta teve como função construir laços e proporcionar um momento de troca no primeiro dia de aula. A ansiedade foi grande. Ao entrar na sala de aula, os alunos começaram a perguntar qual seria o momento de entregar o desafio, uma aluna também me trouxe um desafio de presente.

Para os alunos que os pais não compareceram no dia da reunião, a carta foi entregue em sala de aula e eles também puderam ler e tiveram tempo para pensar em uma solução antes da apresentação das respostas.

Aproveitei a aula de matemática para concluir essa atividade. Foi muito interessante e enriquecedor para todos compartilhar as diferentes respostas e soluções. Os alunos também puderam compreender que há diferentes possibilidades de uma mesma resposta e isso foi evidenciado na apresentação das soluções por meio de desenhos, escritas, tópicos, esquemas e respostas orais.

Acredito que o momento do acolhimento é muito importante para marcar a valorização e o respeito no grupo. Para essa nova turma que se forma, o meu desejo é que seja mais um ano de aprendizado e muitas conquistas, individuais e coletivas.

Professora Lúcia Morais – 4o ano A.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn