A Era dos Dinossauros: um mundo a descobrir

21 de agosto de 2014

dinossauros

Os dinossauros causam verdadeiro fascínio nas crianças e para aprofundar as descobertas e o aprendizado nesse início de estudos os alunos realizaram um levantamento de conhecimento prévio, montaram a sua biblioteca compartilhada com livros trazidos de casa e também da escola, alimentam em mural de desafios atualizado diariamente, estão construindo um “museu” colaborativo com réplicas de dinossauros trazidas de casa e um aluno criou uma caixa de descoberta de fósseis.

Um dos episódios interessantes que aconteceu até o momento, foi que a professora do 1º ano C observando algumas ideias que surgiram na sala do 1º ano E, perguntou aos alunos se eles gostariam de fazer algo igual ou parecido e a resposta do grupo foi para que eles pedissem autorização para a autora da ideia antes de usá-la. Em um mundo onde as referências e fontes são praticamente esquecidas e equivocadamente atribuídas ao Google, esse tipo de consciência em relação a autoria é um grande avanço entre os nossos alunos.

Entre as descobertas, os alunos do 1º ano C narraram que já classificaram algumas espécies de dinossauros em carnívoros, herbívoros e onívaros e demonstraram grande interesse pelo Tiranossauro Rex. Em relação ao museu colaborativo de dinossauros, as crianças trazem suas réplicas (brinquedos) e descobrem a espécie e suas características deixando tudo registrados em pequenos textos descritivos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn