• Home
  • Notícias
  • Turma de 3º ano se corresponde com autoras de Férias na Antártica

Turma de 3º ano se corresponde com autoras de Férias na Antártica

18 de maio de 2017

Durante o mês de março, os alunos do 3º ano D, para complementar o trabalho realizado em sala de aula com o gênero textual relatos de viagem, tiveram a oportunidade de ler em casa, o livro “Férias na Antártica”, de Laura, Tamara e Marininha Klink. Após a leitura, desde abril, estão sendo propostas aos alunos, diversas atividades sobre o livro.

antartica

Numa dessas atividades, foi proposto aos alunos acessarem e explorarem o site das Irmãs Klink e eles decidiram enviar uma mensagem para elas através do campo “contato”. Para essa tarefa, os alunos relembraram o gênero textual carta, trabalhado no início do ano em Língua Portuguesa e criaram uma carta que foi enviada às Irmãs Klink. Após todos concordarem com o que foi escrito, encaminhei a mensagem as autoras. Como havia um campo para digitar o e-mail, onde talvez seria enviada uma resposta, coloquei meu e-mail do Pioneiro e informei aos alunos que caso recebesse algum retorno, mostraria a eles.

Na sexta-feira, um dia após a mensagem ter sido enviada, os alunos me questionaram se eu havia recebido alguma resposta e para a decepção deles, a minha resposta foi negativa. Os animei falando que elas deviam receber diariamente vários e-mails e que talvez, por este motivo, o retorno não seria imediato.

No sábado à noite, para minha surpresa, ao abrir meu e-mail, havia a resposta das Irmãs Klink.

Na segunda-feira, logo que os alunos entraram na classe, contei a novidade e a reação deles não podia ser diferente, ficaram muito contentes com o retorno. Coloquei o e-mail de resposta na TV da classe, onde todos puderam ler e ver as fotos enviadas por eles.

Abaixo, poderão ver parte do trabalho, pois, como os próprios alunos disseram, é educado enviar uma resposta às Irmãs Klink, agradecendo a atenção delas e esta resposta ainda será enviada nas próximas aulas.

Veja o email de nossos alunos:

Olá Laura, Tamara e Marininha!
Adoramos o livro “Férias na Antártica”, que vocês escreveram.
Gostamos das suas aventuras e dos bichos que vocês viram durante a viagem.
Assistimos, no Youtube, alguns vídeos que vocês fizeram, mostrando como é o veleiro. Achamos muito interessante a torneira que sai água quando pisa no pedal e o chão que abre e serve para guardar as coisas.
De todas as aventuras que vocês passaram na Antártica, quais vocês mais gostaram?
Queríamos saber se é legal morar dentro de um veleiro.
Esperamos as respostas de vocês!
Até mais,
Alunos do 3º ano D, do Centro Educacional Pioneiro

E a resposta das irmãs Klink:

Oi Alunos do Centro Educacional Pioneiro!

Adoramos a mensagem de vocês! Que legal que gostaram dos vídeos! Nós também achamos super interessante essa torneira! Queríamos até usar uma igual em casa! Imagina?

Acho que a experiência que mais gostamos de ter na Antártica foi velejar de optimist entre os icebergs e focas. Nós levamos uma canoa de Paraty também! E assim podíamos remar todos juntos!

Nós também inventamos e construímos uma prancha dentro do barco, durante o drake! E quando chegamos lá testamos a prancha que a gente construiu surfando na neve!

Gostamos muito de ficar em veleiros!!! Nosso mundo parece muito grande (porque somos pequenos naquele mar enorme) e pequeno (porque podemos ir pra qualquer lugar do planeta navegando) ao mesmo tempo!!

Esperamos que gostem!

Abraços de baleia pra todos vocês!
Até mais, alunos!
Tamara, Laura e Marininha Klink

Professora Cristiane Gonçalves Dib

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn