• Home
  • Notícias
  • Turma de 2º ano cultiva fermento natural e faz pão caseiro

Turma de 2º ano cultiva fermento natural e faz pão caseiro

5 de junho de 2017

pao caseiro

Nas aulas de ciências, o estudo dos microorganismos ajuda nossos alunos a entenderem as relações benéficas e prejudiciais desses seres em nossa vida.

De acordo com a Professora Cássia Santos do 2ºB, “as experiências sobre esse tema foram muito produtivas e impactantes”.

Na atividade prática a turma do 2ºB cultivou um fermento natural em sala de aula e fez um pão caseiro. Eles usaram dois ingredientes básicos: água e farinha. Observaram o fermento por um período, acrescentando farinha diariamente, e deixando-o tampado com um pano.

A experiência propiciou aos alunos a compreensão de que o fermento é um ser vivo, sendo assim, precisava respirar e se alimentar. Durante a fermentação, surgiram bolhas e os alunos chegaram à conclusão que elas são responsáveis pelo crescimento do pão.

Com a massa pronta, eles prepararam uma receita de pão caseiro com o auxílio das laboratoristas Aline e Isabela e saborearam a comida preparada por eles próprios.

O pão chegou quentinho! Muitos elogios e comentários.

“Professora, ficou delicioso”. “Quero a receita”. “Vou pedir para minha tia fazer”.

Para a Professora Cássia, a atividade provou que nem sempre os microrganismos são “ruins”, além de ter envolvido diversos profissionais que compartilharam com a turma os seus “saberes” e contribuíram para o sucesso da sequência didática.

Veja o álbum de fotos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn