Trabalhos em grupo construindo o conhecimento

20 de julho de 2016

trabalhos-em-grupoDurante o decorrer do semestre, diversos trabalhos em grupo foram propostos aos alunos das turmas de 1º ano. Acreditamos que, durante essas atividades, várias habilidades e atitudes serão exigidas das crianças, tais como ser coerente, considerar outros pontos de vista, justificar as próprias conclusões e ouvir o outro.

Por meio dessa negociação de significados a aprendizagem vai se estabelecendo. Ao realizar as tarefas propostas, os alunos são estimulados a fazer uma discussão e buscar formas de realizar as ações propostas com o seu grupo.

Os jogos, as brincadeiras e os trabalhos em grupo desenvolvem uma maior interação entre os alunos nos grupos e entre os grupos no momento da exposição dos trabalhos.

É nesse contexto que os alunos do 1º ano D estão sendo orientados a realizarem as atividades propostas. Fazendo os jogos propostos no livro de Matemática, realizando releituras na aulas de Artes, desenvolvendo produções textuais em Língua Portuguesa e pesquisando nas aulas de projeto em duplas, trios ou quartetos.

O trabalho em grupo é uma ótima oportunidade de construir coletivamente o conhecimento.

Professora Carla Figueira – 1º ano D.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn