• Home
  • Notícias
  • Mesa-redonda propõe reflexão sobre a cultura e raízes da violência contra a mulher

Mesa-redonda propõe reflexão sobre a cultura e raízes da violência contra a mulher

24 de outubro de 2017

Face-semana_consciencia_negraNos últimos anos, o Pioneiro têm promovido momentos de reflexão no mês de novembro, durante as ações que marcam a Semana da Consciência Negra, tratando de assuntos pertinentes à formação da nossa sociedade, que envolvam direta ou indiretamente o negro no Brasil. Neste ano, escolhemos dois assuntos que caminharão em paralelo – a mulher negra brasileira e os refugiados no Brasil – que serão discutidos da Educação Infantil ao Ensino Médio e com os professores e colaboradores, em diversos momentos.

Na terça-feira, 31 de outubro às 19h, promoveremos a mesa de reflexão “Cultura e raízes da violência contra a mulher”. O evento será aberto para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, pais e mães desses alunos, colaboradores e professores mediante inscrição prévia.

Estarão conosco Janaína Aguiar, pesquisadora; Paulo Edison de Oliveira, cientista social e Maria Gabriela Manssur, promotora de justiça. Durante as duas horas de evento o público poderá enviar perguntas e considerações.

Conheça os convidados:

Janaína Aguiar
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010). Atua como pesquisadora há 15 anos no campo dos Estudos de Gênero com o tema da violência contra a mulher. Atua também como docente em treinamento voltado para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e manejo de situações difíceis de profissionais de saúde. Na clínica trabalha com orientação psicanalítica em Winnicott e atende adultos e adolescentes.

Paulo Edison de Oliveira
Ativista da economia solidária nas áreas do etnodesenvolvimento e economia da cultura. Cientista Social por formação com licenciatura plena em ciências sociais na PUC-SP. Mestre em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Antropologia. Consultor em temas como: economia solidária, etnodesenvolvimento, questão quilombolas, política e mundo do trabalho,desenvolvimento local, comunicação comunitária e mídias digitais. Consultor de Ciências Humanas: Instituto Ayrton Senna /Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Sociologia do Ensino Médio – Colégio Pio XII.

Maria Gabriela Manssur
Promotora de Justiça. Atualmente faz parte do GEVID – Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo e é Diretora da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público. Idealizadora dos projetos: Movimento pela Mulher, Tempo de Despertar: projeto pioneiro, Educa-Ação, Maria Linda, Programa de Proteção Integral (PPI) e Mulheres no Poder. É coordenadora da pauta Violência Contra a Mulher da Virada Feminina. Atualmente colunista semanal da Revista Marie Claire.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn