• Home
  • Notícias
  • Scratch Day: o mundo ligado na programação criativa

Scratch Day: o mundo ligado na programação criativa

16 de maio de 2016

ScratchDay2016

Cada vez mais as tecnologias que envolvem o uso de softwares e aplicativos ajudam no desenvolvimento da capacidade criativa e de autoria das crianças. E foi pensando na facilidade que os jovens possuem para se comunicar, navegar e interagir na web que decidimos incentivar nossos alunos a usarem esses recursos em projetos na escola, deixando de serem meros consumidores de tecnologias e se tornando produtores.

O Scratch é um desses exemplos. Trata-se de uma linguagem de programação educacional desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com o intuito de ensinar programação para crianças. A técnica permite a criação de animações, simulações, jogos e histórias animadas e é muito fácil de aprender.

De forma intuitiva, o Scratch ajuda a desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, baseada em um novo contexto de programação visual e multimídia, na qual as crianças trabalham com imagens, fotos e músicas e criam desenhos, permitindo a construção de animações em uma abordagem interdisciplinar, aprendendo vários conceitos de forma criativa e prazerosa.

Para mostrar a produção dos alunos e também levar esses conceitos para a comunidade escolar, promovemos um evento no dia 14 de maio, aproveitando a realização mundial do Scratch Day.

A programação do Scratch Day contou com uma exposição de projetos e atividades desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental. As apresentações foram as seguintes:

  • 4º ano – Projeto de História do Brasil: Indígenas
  • 5º ano – Projeto de Matemática: Criando jogos matemáticos com Pixel e Star Wars
  • 6º ano – Projeto do Sistema Solar: Save the Moon
  • 8º ano – Harpa laser

Também foram organizadas oficinas rápidas, abertas aos visitantes.

  • Scratch Jr.: voltada para crianças à partir de 4 anos, pais e acompanhantes interessados em aprender uma linguagem de programação introdutória, projetada para crianças pequenas e que não exige domínio da leitura e da escrita.
  • Iniciação ao Scratch: para todos os interessados em aprender os comandos básicos da linguagem tradicional.
  • Remixar o meu olhar para o que já existe: As possibilidades do trabalho com as linguagens de programação a partir da remixagem de jogos e animações já existentes no Scratch, valorizando a produção autoral de terceiros e o trabalho colaborativo.
  • Interagindo com Scratch e Makey Makey: o Makey Makey é uma placa de interação física que permite conectar o computador a qualquer material que conduz corrente elétrica, proporcionando uma interação divertida dos jogos programados no Scratch com materiais diversos, como frutas, água, massa de modelar, pessoas e animais.
  • Interagindo com o Scratch por meio do Kinect: apresentação da linguagem de programação em conjunto com o sensor Kinect, uma forma de interagir com o computador por meio da criação de jogos interativos.
  • Jogos, Scratch e Webcam, uma mistura bacana: proposta de construção passo-a-passo de um jogo utilizando as funções e rotinas da lógica de programação e da interação entre máquina e corpo, por meio de lógica de programação utilizando como estratégia um jogo criado no Scratch e configurado com a webcam.

Os visitantes concorreram ainda a livros sobre programação com Scratch, distribuídos em sorteios realizados no decorrer do evento.

Conheça o canal do Pioneiro no Scratch e confira alguns cliques do nosso evento no Scratch Day.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn