Redes sociais e comportamentos: uma reflexão

23 de maio de 2016

Pioneiro promove palestra sobre o papel da escola e da família no uso das tecnologias e das redes sociais

redes-sociasA influência dos meios digitais e das redes sociais na mente e no comportamento das pessoas transcende a comunicação e se tornou um assunto complexo. E devido a importância da discussão desse tema, o Pioneiro desenvolve há anos um projeto de orientação sobre as questões relativas aos conceitos de ética e cidadania digital, um trabalho que envolve não só os alunos, professores e funcionários da escola, mas também as famílias.

Na manhã de 21 de maio aconteceu mais uma ação dessa campanha, desta vez com uma palestra-debate com o tema As Redes Sociais e a Espetacularização do Eu. O evento reuniu escola, pais e outros familiares de alunos para conferir uma apresentação sobre o assunto feita por Débora Sebriam, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação e professora do setor de Tecnologia da escola.

Depois de concluir a palestra, a professora conduziu um bate-papo para que todos pudessem tirar dúvidas e compartilhar suas experiências e conhecimentos, promovendo um interessante painel colaborativo entre os presentes.

O evento norteou uma reflexão sobre as várias realidades em um cenário marcado pela importância das redes sociais digitais no cotidiano da sociedade, o que vem trazendo mudanças nas noções de privacidade e de intimidade e alterando os limites entre o público e o privado.

Discussões de questões como a vontade de “aparecer” e de estar incluído, o tempo excessivo dedicado a aparelhos como smartphones, tablets, computadores e videogames, a criação de um mundo idealizado de faz de conta e os hábitos de navegação na Internet e interação nas redes sociais fizeram do encontro uma oportunidade para que os participantes pudessem entender melhor esses fenômenos que atingem não só as crianças mas também os adultos e que trazem consequências tanto positivas como negativas.

Após o evento, o público presente foi convidado para uma visita à nova unidade Altino II, que abriga grande parte dos cursos extras e atividades do período integral opcional do Ensino Fundamental II.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn