• Home
  • Notícias
  • Projeto Imigrações: pequenas e grandes revoluções

Projeto Imigrações: pequenas e grandes revoluções

6 de outubro de 2017

Quem passou pela Mostra Cultural do Pio em setembro conferiu as produções dos 8º anos que tiveram como tema central a imigração, em que foram trabalhados os gêneros divulgação científica e autobiografia. Os alunos criaram banners com um olhar objetivo e pragmático da pesquisa científica, visando a identificação de pontos de interesse, compreensão da estrutura do texto, metodologias de pesquisa, coleta e análise dos dados coletados e produziram vídeo-entrevistas com imigrantes que vivem no Brasil. A professora Carolina Vendramini, de língua portuguesa, explica o processo de elaboração dos alunos:

“Como parte desse trabalho, optou-se pela adoção do paradidático “Anarquistas, graças a Deus”, livro em que a autora Zélia Gattai, filha de imigrantes italianos, narra sua infância vivida em São Paulo tendo como pano de fundo a história da cidade e da imigração para o Brasil no início do século XX.

O trabalho de leitura de paradidáticos no 8º ano leva em conta que, quando se lê uma obra, seja ela literária ou memorialista, faz-se necessário relacioná-la ao contexto de produção, de modo a garantir maior compreensão da obra na sua totalidade. Esperando que os alunos pudessem estudar a obra adotada dessa maneira, observando características do gênero e o contexto de produção, foi criado o projeto Memórias da Imigração, que associa a importância do registro memorialista ao estudo das nossas origens e identidade. Por outro lado, também foi proposto que o tema fosse estudado do ponto de vista acadêmico, apoiando-se na pesquisa.

O projeto de pesquisa para o artigo de divulgação científica e banner de divulgação científica contempla a importância do texto acadêmico, da pesquisa e experimentação de vivências que englobam aspectos objetivos, práticos e reflexivos. 

Produções dos alunos:

  • Vídeos produzidos e editados pelos alunos com depoimentos de imigrantes (estamos coletando as autorizações para o uso da imagem dos entrevistados para possível publicação no canal do colégio no Youtube);
  • Banner científico, com a divulgação de resultados e análise de dados de pesquisa;
  • Cartaz com registros de familiares dos alunos que, ao chegar ao Brasil, passaram pela Hospedaria dos Imigrantes, atual Museu da Imigração.”

Confira algumas fotos da Mostra Cultural

autobiografia1

banner 1

autobiografia 2

banner 2

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn