• Home
  • Notícias
  • Pioneiro vence mais uma vez concurso da Panasonic  

Pioneiro vence mais uma vez concurso da Panasonic  

22 de março de 2019

Vídeo “Sense” foi exibido em telão de cinema

Na última terça-feira, 19 de março, o Centro Educacional Pioneiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de 1º lugar na etapa nacional do concurso Kid Witness News (KWN) 2019, patrocinado pela Panasonic. O programa, que incentiva a comunicação e trabalho em equipe, analisa obras audiovisuais produzidas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio do mundo todo. O vídeo dos alunos do Pioneiro chama-se “Sense”, e venceu as produções de outras cinco escolas do estado de São Paulo.

Equipe do curta “Sense” foi premiada na etapa nacional do KWN

Participaram da elaboração, execução e finalização do projeto dez alunos do 9º ano: Cinthia Fukuma, João Guilherme Manso, Júlia Lourenço Blaz, Larissa Lumy Higue, Mariana Canavarro, Mateus Pelegrina, Paulo Davi Pires Sobrinho, Thiago Fuji, Vitória Koto e Vitória Matumoto.

O curta de 5 minutos conta a história de Mucio, um garoto nascido em um mundo distópico, no qual todos são surdos, mudos ou cegos. Mucio, no entanto, enxerga, ouve e fala. Por isso, se sente excluído e finge ser mudo. A trama se desenrola quando Mucio conhece pessoalmente sua melhor amiga virtual, Cecilia, que é cega. Quando ela quase sofre um acidente, ele acaba gritando e ela, descobrindo que ele tem as três capacidades, o rejeita. A partir daí, vários questionamentos sobre preconceito, amizade, bullying virtual e inclusão passam pela cabeça da garota, que resolve tomar uma atitude.

Assista ao vídeo:

O processo teve início em outubro de 2018, quando 10 alunos do 8º ano se comprometeram com o projeto e definiram um argumento, depois roteirizaram, produziram e, na primeira semana do recesso de dezembro, realizaram as filmagens. A equipe se dividiu em funções como roteirização, direção, figurino, edição, tradução e legendagem.

“A parte mais difícil foi escrever a história, teve muita discussão. Cada um tinha uma ideia diferente”, disse João Guilherme. Paulo Davi concorda, e ficou feliz com o processo. “Foi difícil, mas foi descontraído. Estávamos entre amigos, conhecemos melhor as professoras”, completou.

“É sempre um desafio”, comenta a professora Carolina Vendramini, uma das responsáveis por acompanhar os alunos durante todo o processo. “Eles são os donos do trabalho. Por mais que quiséssemos interferir em alguns momentos, não o fizemos, porque eles precisavam fazer tudo sozinhos.” Já a professora Lucimary Grandisoly, também responsável pelo trabalho, definiu em uma palavra o sentimento pelos estudantes: “orgulho. Tudo o que você vê no vídeo é deles. É muito gratificante”.

Para Débora Amorim Radanovitsck, professora que está há três anos acompanhando os alunos nos concursos da KWN, algo importante que fica de toda a experiência é o aprendizado do trabalho em equipe. “Eles precisam terminar a sua função porque a outra equipe depende deles para começar a sua parte, então o comprometimento é muito importante. O resultado depende do trabalho de toda a equipe junta”, comenta.

Evento ocorreu em uma sala de cinema, com exibição de todos os curtas concorrentes na tela grande!

Os alunos, acompanhados das professoras responsáveis, foram a uma sala de cinema de um shopping center em Guarulhos assistir a todos os curtas no dia da premiação. Os jurados foram Victor Mammana, doutor em Física pela Universidade de São Paulo, que atualmente coordena um grupo de pesquisas tecnológicas para desenvolvimento de vídeos para educação à distância; e Carlos de Andrade, que produziu álbuns de artistas como Ney Matogrosso, Tom Jobim e Barão Vermelho; vencedor de oito Grammys, fundador da Visom Digital, já fez série, websérie a hoje produz quatro longas-metragens, programas de TV e uma nova série de ficção.

Com “Sense”, o Pioneiro conquista o tricampeonato nacional  da KWN. Em 2018, o nosso curta premiado foi “The Incredible Rainbow Boy”. O primeiro prêmio veio também no concurso de 2013/2014.

Sobre a KWN

A Kid Witness News é um programa mundial patrocinado pela Panasonic que visa estimular a criatividade das crianças, melhorar sua habilidade de comunicação e encorajar o trabalho em equipe a partir do ponto de vista das crianças (“The World Through Their Eyes”, ou “O Mundo Pelos Olhos Deles”). Podem participar alunos do Ensino Fundamental e Médio, que precisam fazer pesquisa de campo e todas as atividades relacionadas à produção do vídeo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn