• Home
  • Notícias
  • Pioneiro se apresenta em Conferência de Aprendizagem Criativa

Pioneiro se apresenta em Conferência de Aprendizagem Criativa

4 de outubro de 2019

Aconteceu, entre os dias 18 e 21 de setembro, a 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, em São Bernardo do Campo. O encontro visa divulgar projetos e conectar educadores, gestores, pesquisadores, empreendedores, artistas, desenvolvedores, famílias e demais interessados em tornar a educação mais mão na massa, prazerosa e relevante para crianças e jovens. E o Pioneiro participou com apresentações de alunos do projeto de Empreendedorismo “Aprender a Empreender” e da equipe de Tecnologia Educacional no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), onde aconteceu a conferência.

A equipe de Tecnologia Educacional (TE) marcou presença nos três dias de evento.

As assessoras pedagógicas de tecnologia educacional Fernanda Bocchi e Elaine Sobreira fizeram a apresentação do “Clubinho Truques e Trecos: planejamento e protótipo livre”. O Clubinho é uma iniciativa de TE, implantado no Período Integral Opcional, que se baseia na filosofia da Aprendizagem Criativa, propiciando momentos divertidos de criação, experimentação e convívio social.

Fernanda Bocchi e Elaine Sobreira

Já o assessor pedagógico de TE Allan Moreira e a professora Cintia Shimohara contaram suas experiências na apresentação “Jogos digitais com Scratch 3.0 e micro:bit”. Este ano, durante o Scratch Day do Pioneiro, os alunos dos 5ºs anos mostraram aos visitantes os jogos que eles mesmo idealizaram e desenvolveram com o uso da programação Scratch. A novidade foi a integração com o micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável que ensina o fundamental da programação e inspira a criatividade digital.

Allan Moreira e Cintia Shimohara

Alunos
A coordenadora de Ciências, Marcia Sacay, acompanhou os alunos Luiza Monsores, Laís Shiono, João Paulo Melbardis e Felipe Nakazawa. Eles representaram os 85 alunos do 5º ano que participam do projeto de empreendedorismo desde 2017, e apresentaram o Aprendendo a Empreender com Bodardo e Lança Quiz. Contaram sobre a criação da startup, marca e slogan, produto e material de comunicação, as vendas e a contabilidade e a gestão dos conflitos, além da necessidade de liderança e organização entre os cerca de 38 participantes por empresa.

Alunos apresentaram o projeto de empreendedorismo

As professoras orientadoras do projeto são Ana Paula Lopes, Patrícia Menezes, Lucia Morais, Marcia Sacay, Marcília Kawara, Meire Pereira de Paula, Regina Garcia, Rosália Motta, Thais Sarra e Simone Maresca. Algumas delas compareceram à Conferência para prestigiar os pequenos empreendedores.

“Saímos desse evento felizes por termos compartilhado uma proposta de educação empreendedora, chancelada pelo Sebrae, criativa e divertida para alunos que ainda mal completaram seus 11 anos de idade”, comentou a coordenadora Marcia Sacay.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn