Pioneiro em Poesia

11 de dezembro de 2018

Alunos do Pioneiro destacam-se na produção do gênero literário.

Definir poesia pode parecer tarefa simples. O dicionário Houaiss a denomina como “a arte de compor ou escrever versos”, mas sabemos que extrapola tal definição. “Poesia é qualquer forma de arte que inspira, encanta, comove,  sensibiliza, enfim, desperta emoções e sentimentos. Do ponto de vista formal, versos, estrofes, rima e métrica caracterizam um texto poético”, sugere nossa coordenadora de Língua Portuguesa, Profª Gisa Gasparotto.

As vencedoras Laís e Mariana

Desde os primeiros anos, os alunos do Pioneiro têm contato com o gênero literário e são estimulados a realizar suas próprias composições. Este trabalho tem atingido um alto nível de qualidade, sendo reconhecido inclusive em concursos especializados. Foi o caso dos haicais produzidos pelos alunos do 7º ano, sob orientação da Profª Thais Morgato Martin, que marcaram presença no 21º Festival do Japão, comemoração oficial dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Laís Kobayashi e Mariana Alonso foram premiadas no 17º Concurso Brasileiro de Haicai Infantojuvenil 2018 e Larissa Endo e Felipe Arima no 11º Concurso de Haikai – Prêmio Masuda Goga 2018, com os seguintes haicais:

 

Escreva o que quer,
Coloque dentro da bota.
Noel faz o resto…
(Laís Kobayashi)

Os vencedores Felipe e Larissa

Está tudo pronto.

Sapatinhos pendurados,
cartão assinado.
(Mariana Somensi Alonso)

Lá na escuridão
um brilho que passa rápido.
Estrela cadente
(Larissa Keyna Endo)

Um ponto brilhante
está caindo do céu
Estrela cadente.
(Felipe Koiti Arima)

 

Outra atividade desenvolvida foi o “Varal de Poemas”, realizado pela turma do 6º ano, sob orientação da Profª Izilda Makibara. Após pesquisa, análise e discussão sobre poemas de vários autores, alunas e alunos foram convidados a criar suas próprias estrofes e declamá-las para todo o grupo (vídeos aqui). Em seguida, fizeram uma pequena exposição nas paredes externas da escola, no formato de varal. Os versos puderam ser apreciados e levados para casa por aqueles que circulavam pela rua. Fotos aqui.

Poesia em música

A Mostra Cultural deste ano teve como tema “Mostra Literária” e o gênero poesia foi trabalhado por diversas turmas. Um dos trabalhos realizados pelo 6º e 7º ano apresentou trechos de verdadeiras poesias musicais. “Muitos poemas se tornaram músicas pela riqueza de significados, por provocarem emoções ou também pela musicalidade dos sons, ritmos e rimas que contêm. Outras poesias já nascem músicas, agregando valores poéticos às estruturas sonoras”, comenta a professora de Música Elisa Varro. Confira aqui este trabalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn