• Home
  • Notícias
  • Pioneiro é 1º lugar na categoria estadual de prêmio Sebrae de empreendedorismo

Pioneiro é 1º lugar na categoria estadual de prêmio Sebrae de empreendedorismo

8 de agosto de 2019

Escola está classificada para a etapa regional, que deve acontecer na próxima semana

Foi realizada na última quarta-feira, 7 de agosto, a cerimônia de premiação da categoria estadual da 1ª edição do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora. O Centro Educacional Pioneiro recebeu o certificado de reconhecimento na categoria Ouro do Ensino Fundamental pelo projeto Aprender a Empreender.

Estavam presentes pela escola a coordenadora do Ensino Fundamental I, Cátia Hashimoto; e a coordenadora de Ciências, Marcia Sacay.

(Da esq. para a dir.) Cátia Hashimoto, coordenadora do Fundamental I; Ana Maria de Araújo Brasilio, organizadora do Prêmio Sebrae; e Márcia Sacay, coordenadora de Ciências

Prêmio Sebrae
Esta é a primeira vez que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) premia iniciativas de educação empreendedora no País.

O prêmio está organizado em quatro categorias: ensino fundamental, médio, profissional e superior. Ele tem como objetivo incentivar professores, secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores e coordenadores em todos os níveis a promoverem a capacitação de alunos no empreendedorismo.

 

São três etapas. Na primeira, em nível estadual, uma banca avaliadora seleciona os 20 melhores cases (cinco para cada categoria) em cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal. O Pioneiro ficou em 1º lugar na categoria do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.

Esses professores, gestores e diretores estão automaticamente classificados para a etapa regional. Nessa fase, os projetos serão avaliados e de lá sairão 60 finalistas do país, que passarão por banca avaliadora nacional, responsável por apontar os 12 ganhadores nacionais (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria).

As melhores iniciativas estaduais e regionais serão reconhecidas com os troféus ouro, prata e bronze de cada categoria (ensino fundamental, ensino médio, ensino profissional e ensino superior). Já os melhores cases nacionais receberão, além de troféus, um convite para participar de uma missão técnica nacional (1º, 2º e 3º lugares). Por fim, para os 1º lugares em cada uma das quatro categorias, será concedida também uma oportunidade de apresentar o seu projeto em um evento de visibilidade nacional.

Aprender a Empreender
O projeto premiado do Pioneiro é uma proposta que tem início no 4º ano do Fundamental e se estende pelo 5º, com término previsto para o 6º ano, quando uma nova proposta se iniciará. Os alunos são convidados a desenvolver um produto inovador de acordo com um tema de ciência e a apresentar um protótipo do produto, embalagem e material de comunicação que deve ser confeccionado por eles (chorume em 2017 e brinquedos artesanais em 2018).

A partir daí, eles estruturam uma diretoria executiva com presidente, vice, diretores e gerentes para a empresa jovem. Eles precisam fazer um plano de ação com planejamento comercial, de produção e de comunicação em larga escala para comercializar. Depois, é claro, precisam fabricar e vender seus produtos nas festas da escola. Tudo isso tendo suas escolhas validadas ao final do ano por uma banca avaliadora de profissionais de diversas áreas de atuação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn