Pioneiro dá suporte para a escolha da profissão

4 de setembro de 2017

A gente sabe que a escolha da carreira envolve uma série de conhecimentos sobre o dia a dia de trabalho. E que conhecer um pouco da rotina sob a ótica dos profissionais permite aos alunos amadurecer a ideia e tomar decisões mais assertivas. Por esta razão, o Centro Educacional Pioneiro tem investido em uma séria de bate-papos com profissionais destacados do mercado de trabalho. Nos últimos 30 dias, recebeu o médico veterinário Anderson Laureano, que atua como clínico geral e dermatologista; o engenheiro Rubens Monteiro Junior, que trabalha na Embraer e o jornalista Daniel Ladeira, doutor em Ciências na área de Comunicação. Quem nos conta um pouco sobre o que foram estes encontros é o coordenador do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, Álvaro Vieira Neto:

“Na última sexta-feira, 1º de setembro, os jovens do Ensino Médio tiveram a oportunidade de acompanhar duas palestras que, certamente agregaram à formação e ao processo de escolhas pelos quais passam os alunos ao final desse segmento. O médico veterinário Anderson Laureano [sem vírgula] destacou as disciplinas estudadas no curso de medicina veterinária, falou sobre o mercado de trabalho e as inúmeras possibilidades de atuação, além de mencionar a dinâmica de atuação no atendimento a animais de pequeno porte. 

A segunda palestra do dia foi proferida pelo engenheiro Rubens Monteiro Junior, que propôs aos alunos refletirem sobre o seu papel frente à própria formação acadêmica, como em uma viagem à Grécia antiga, passando pelas Revoluções Industriais até os dias atuais. Falou da importância da escolha do curso e da universidade, mas reforçou que é o aluno que faz a universidade e não o contrário. Finalizou sua participação falando de sua formação acadêmica e dos seus mais recentes trabalhos na Embraer, empresa que atua em projetos especiais.

O jornalista e professor Daniel Ladeira esteve, em agosto, no colégio, com a mesma finalidade. No início da sua fala, contextualizou o jornalismo na história, desde Roma até os dias atuais. Destacou os aspectos mais importantes, a essência de levar a informação ao público em geral. Mostrou ainda as adaptações pelas quais passaram as redações e o jornalismo no mundo diante das redes sociais. Destacou que a profissão está em alta e que os jornalistas estão sendo requisitados pelo ambiente corporativo, em empresas dos mais variados tamanhos”.

Abaixo, um pouco da biografia dos nossos convidados:

AndresonAnderson Laureano. Anderson é formado em medicina veterinária pela Universidade de Alfenas/MG. Especialização em radiodiagnóstico em pequenos animais; Especialização em ultrassonografia em pequenos animais; Especialização em Dermatologia Veterinária em pequenos animais pela Anclivepa; Proprietário da Clínica Veterinária Central fundada em 2009, no município de Ribeirão Pires –SP atuando como clínico geral, dermatologia e diagnóstico por imagem.

 

RubensRubens Monteiro Junior. Engenheiro da EMBRAER SA. Atua na área de Engenharia de Aeronavegabilidade, Multiprograma, Tecnologia Aeronáutica e Sistemas. FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestrado Profissional: Eng° Aeronáutica, ITA, 2016. Grande área: Aerodinâmica/Desempenho; Mestrado Acadêmico: Eng° Aeronáutica, ITA, 2012. Grande área: Interação fluido-estrutura & Controle; Graduação: Engenharia Aeronáutica, Universidade Federal do ABC – UFABC, Santo André, 2011.

 

DanielDaniel Ladeira é Doutor em Ciências na área de Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP)/Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM). Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas/Faculdades Integradas Alcântara Machado. Atualmente é professor do curso de Jornalismo da ESPM-SP e supervisor do Centro Experimental de Jornalismo da mesma Instituição de Ensino Superior. Além disso trabalhou durante 14 anos na área comercial da TV Globo SP onde atuou como Gerente de Operações Comerciais com projetos da Globo Internacional, Institucional, Merchandising e Promoções.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn