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Bilíngue: Pio reúne famílias e apresenta propostas

26 de setembro de 2018

Formatos de imersão na língua inglesa serão adotados pelo Pioneiro em 2019. As famílias terão de manifestar interesse até o dia 6 de outubro

A coordenação pedagógica do Centro Educacional Pioneiro, empenhada em atender a demanda das famílias e preparar cada vez melhor seus alunos, acompanha, atenta, as principais propostas de ensino bilíngue no Brasil – assim como a viabilidade de oferecê-las aos seus estudantes.

Alunos durante jogo de beisebol em intercâmbio na Califórnia (EUA)

De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue, existem cerca de 1,2 mil escolas com algum tipo de bilinguismo no país. No entanto, é cada vez mais comum nos depararmos com escolas que se autodenominam bilíngues, mas que nem sempre estão baseadas em programas com consistência teórico-metodológica. O que se vê, ao fim desse processo, é uma confusão sobre termos e resultados nem sempre compatíveis com o esperado.

No Pioneiro, o inglês é oferecido como disciplina desde a Educação Infantil. Os alunos têm o apoio metodológico das editoras Oxford, Cambridge e MM Publication. Também contam com um curso extra de idiomas; assistem a peças teatrais em inglês (4° e 5° anos), participam de acampamentos de imersão (9° anos) e de intercâmbio fora do país (8°, 9° e EM).

Aluno do Pio em acampamento do 9º ano

Segundo a coordenadora de inglês e espanhol do Pioneiro, Selma Alfonsi, o Pioneiro acredita que o domínio de um outro idioma expande a visão de mundo dos jovens, amplia as possibilidades de comunicação e de ingresso no mercado de trabalho.

Após um longo processo de avaliação e debates, o Pioneiro concluiu que é possível avançar ainda mais. Em encontro realizado no último sábado (22), a direção geral da escola, acompanhada da coordenação de inglês e espanhol, apresentou as principais propostas do Pioneiro às famílias, que você acompanha na entrevista a seguir:

 

Qual é a diferença entre o inglês regular e o extracurricular?

Selma: São dois cursos distintos, apesar de ambos buscarem o desenvolvimento das quatro habilidades: ler, ouvir, falar e escrever. O curso regular tem uma carga horária menor (100 minutos por semana) e um número maior de alunos por sala. Além disso, os alunos possuem níveis bem diferentes de conhecimento do idioma.  O objetivo é ensinar a língua e aumentar o repertório linguístico do aluno para exames futuros, como por exemplo, os nossos vestibulares. Já o curso extracurricular tem carga horária maior: 120 minutos até o 2° ano e 180 minutos a partir do 3° ano; o nível de conhecimento dos alunos é mais homogêneo e as turmas são menores. No curso extra, o professor tem mais tempo para trabalhar a oralidade e desenvolver outros projetos. No entanto, ressaltamos a importância da quantidade e qualidade de exposição ao idioma que o aluno recebe e, por essa razão, estamos propondo uma outra abordagem para o curso extra de inglês, em 2019.

O que caracteriza uma escola bilíngue?

Selma: Em uma escola bilíngue, algumas disciplinas do currículo brasileiro são dadas em duas línguas: o português e a língua adicional (inglês, espanhol, alemão). A escola precisa seguir o calendário brasileiro. A carga horária das aulas ministradas no idioma adicional é bem expressiva: seis, dez ou doze horas por semana.

O que é uma escola internacional?

Selma: Uma escola internacional segue o currículo do país de origem. No Brasil, as escolas americanas e britânicas seguem os calendários e as disciplinas dos países a que estão atrelados. O aluno sai com dupla certificação, brasileira e estrangeira, facilitando, por muitas vezes, o ingresso e a transferência para escolas de fora. Também gera uma vantagem no acesso a universidades dos países respectivos.

Quais são as propostas do Pioneiro?

Selma: Temos duas propostas distintas: para os alunos do 9º ano e 1° ano do Ensino Médio, a proposta é a dupla certificação com a introdução do High School. Por três anos, com carga horária de três a quatro horas semanais, no contraturno, os alunos fariam as disciplinas complementares exigidas pelo currículo americano ou europeu e certificada por instituições renomadas. O High School aconteceria duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras. Já para o Programa de Educação Bilíngue, oferecido no contraturno aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, o Pioneiro adotaria a metodologia da Systemic, empresa reconhecida que atua com educação bilíngue no Brasil. A carga horária seria de seis horas semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras do Infantil ao 5° ano, e terças e quintas-feiras para os alunos do EF2.

O que os pais precisam fazer agora?

Selma: O ideal é que eles compreendam as diferenças entre as propostas que o Pioneiro está oferecendo e manifestem o interesse, caso haja, por alguma dessas modalidades até o dia 6 de outubro, em questionário enviado pelo aplicativo Classapp, para a formação dos grupos. Importante reforçar que a escola está à disposição caso as famílias tenham alguma dúvida. Eu pessoalmente estarei em plantão para esclarecimentos em 01/10, segunda-feira das 11h30 às 13h30 e 04/10, quinta-feira das 7h às 8h30.

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