Pio News: um jornal editado pelos alunos

22 de novembro de 2016

Pio-newsEm tempos de celular, tablets e Internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa fácil. Mas certamente é uma atividade fundamental para formar leitores habituais e alunos bem informados.

E para incentivar os alunos do 3º ano D, propus que eles produzissem seu próprio jornal. Eles viraram editores, criando o Pio News, o jornal da turma.

Antes de começar o trabalho, buscaram informações sobre jornais em estudos desenvolvidos na área e conheceram um pouco da linguagem gráfica. Após isso, foram montadas as equipes de reportagem e começaram as reuniões para as definições de pautas e pesquisas. Ao término da matéria desenvolvida, eles digitaram seus textos no computador.

Com a participação e dedicação de todos, o Pio News foi um SUCESSO!

Professora Thaí­s Leonardi Sarra – 3º ano D.

Clique aqui e veja o Pio News

Alguns depoimentos dos alunos:

“Fazer minha notícia foi um pouco difícil porque durante a educação física eu fazia as anotações sobre o que estava acontecendo. Mas depois ficou fácil porque eu comecei a pegar o jeito!”
Akemi Vidal Yamashita

“As notícias que mais gostei foram as que falavam sobre os esportes da escola e também sobre as notícias do mundo e sobre os jogos olímpicos que estavam acontecendo no Brasil.”
Artur Takata

“Eu gostei de fazer o jornal, pois mexemos com notícias! Também gostei da ideia de todos levarem para casa. Minha mãe e meu pai gostaram muito de ler!”
Augusto Akira Gosso Simões

“Eu achei uma criatividade grande da nossa parte de fazer o jornal. Uma das coisas que ficou mais legal foi falar de um livro que existe na vida real e que iremos fazer uma peça desse livro, agora em dezembro.”
Bruno Martines Sader

“Eu gostei porque a gente teve responsabilidade de pesquisar e o mais legal foi escrever uma notícia.”
Cibeli Cristina de Oliveira Leme

“O nosso jornal é bom para pessoas que não leem jornal, pois é interessante e as pessoas ficam sabendo sobre esporte, política e cantores, entre outros assuntos.”
Gabriel Ferolla de Carvalho

“Fazer um jornal foi legal porque fizemos um monte de notícias interessantes e ele ficou bonito! “
Isabella Ayumi Kataoka

“Nosso jornal tem várias matérias diferentes e que as pessoas vão gostar de ler. Nossa matérias são bem interessantes!”
Luís Kenji Teoi

“Foi bem legal, pois estudamos bastante e conseguimos fazer um jornal! E valeu a pena, pois todos gostaram e ficou bem bonito!”
Maria Laura Bueno Otani

Clique nas fotos para ampliar.

Pio-News (2) Pio-News (1)

Pio-News (3) Pio-News (4)

Pio-News (5) Pio-News (6)

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn