• Home
  • Notícias
  • Oficina literária: explorando a linguagem nas manhãs de sábado

Oficina literária: explorando a linguagem nas manhãs de sábado

8 de setembro de 2015

As manhãs de sábado proporcionam momentos de enriquecimento cultural para os 32 alunos que frequentam a Oficina Literária, uma das atividades extracurriculares oferecidas pelo Centro Educacional Pioneiro.

O curso é frequentado por jovens de 10 a 15 anos, alunos de turmas do 6º e do 9º ano, que se reúnem com o objetivo de aprimorar o trabalho com as palavras e seus sentidos, ampliando as possibilidades criativas do uso de textos. São encontros dinâmicos e com atividades práticas.

Redação_festajunina

Destacamos aqui uma experiência recente de um dos grupos (de onze alunos do 6º e 7º anos), um pequeno desafio criativo realizado em algumas etapas. A ideia foi produzir um artigo coletivo sobre a Festa Junina da escola, enfocando o evento que ninguém vê, o “making off” da comemoração.

Para começar, eles discutiram o significado de uma notícia, recebendo orientações sobre o gênero jornalístico, o trabalho de reportagem e as características da escrita voltada para veículos de comunicação como jornais e revistas.

Depois foram divididos em duplas, cada uma com um assunto de interesse para investigar em uma ação realizada na véspera do evento. “Foi uma sexta-feira bastante produtiva e os alunos se envolveram muito. Alguns fizeram até vídeos das entrevistas, quase um talk show”, comemora a instrutora Débora Amorim Radanovitsck .

No sábado seguinte, dia 20 de junho, eles aproveitaram o encontro para compartilhar as experiências e elaborar o texto-reportagem.

Na aula de retorno das férias eles retomaram o tema. Em um bate-papo com uma jornalista, eles falaram da experiência, apontando dúvidas, dificuldades e soluções. Depois leram o texto novamente e, em conjunto, avaliaram o resultado. Nesta segunda análise, surgiram novas ideias e ajustes.

Prestigie o trabalho de nossos jovens jornalistas. O resultado você confere clicando aqui. Boa leitura!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn