O projeto de leitura do 5º ano B

12 de maio de 2014

A proposta foi a de irmos à biblioteca para escolher os livros e lermos lá. Pedi para que a bibliotecária Dilza Gonçalves reservasse um tempo para conversar com os alunos. Foi quando ela explicou toda a logística operacional do trabalho que é feito em uma biblioteca, falando sobre a formação acadêmica que o profissional deve ter para atuar em escolas e o que eles deveriam esperar dela.

Então ela passou pelos corredores da biblioteca explicando como seria o trabalho desse momento em diante. Neste encontro foram levantadas também as atitudes que se devem ter nesses ambientes de estudo e de pesquisa e com o acervo da escola. Como as crianças estavam muito entusiasmadas e dispostas a colaborar com a biblioteca, ficou combinado que eles fariam visitas frequentes com o intuito de colaborar na organização e conservação do acervo.

Assim, em um outro momento, assistimos na própria biblioteca a uma animação encantadora sugerida pela coordenadora de Língua Portuguesa Maria Virgínia. A obra “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” recebeu o Oscar de Melhor Curta de Animação de 2012 e nos deixou bastante emocionados, pois é uma homenagem à literatura, mostrando que uma vida sem leitura é sem graça e sem cor. Sem leitores, um livro não tem vida nem serventia. Livros são eternos.

O trabalho prossegue com o incentivo à retirada de livros e ao respeito ao acervo, às datas e aos prazos.

Professora Patrícia Menezes – 5º ano B

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn