O Museu dos Dinossauros do 1º ano E

19 de outubro de 2014

1EdinoNas disciplinas de História, Geografia e Ciências, as turmas de 1º ano estão trabalhando um tema que aguça o conhecimento e desperta a curiosidade dos alunos, ainda mais por aprender sobre seres que nunca foram visto: dinossauros.

O tema já faz parte da vida dos nossos alunos e pude perceber isso quando pedi para que trouxessem alguns livros e materiais que tivessem em casa sobre eles. A quantidade foi enorme. Eram livros de todos tamanhos, formas e cores. Enciclopédias, atlas da criança e livros sonoros são apenas alguns exemplos.

As réplicas também foram um ponto forte do trabalho. Apareceram espécies como tiranossauro rex, espinossauros e tricerátopo, entre outras, abrilhantando nossas pesquisas em sala.

Ao sentarmos em roda para analisar todo esse material, produzimos um cartaz sobre o que já sabíamos e o que gostaríamos de saber sobre os dinossauros. Foi então que surgiu a ideia de promover uma exposição do acervo.

E foi feito… Montamos uma mesa de exposições e os alunos organizaram a disposição dos livros, réplicas, CDs, DVDs de filmes, pesquisas e fotos.

Pronto! O “Museu dos Dinossauros do 1º ano E” estava preparado. E depois os alunos continuaram trazendo materiais para nossa exposição e adquirindo mais conhecimento sobre o assunto. Até mesmo fotos de um passeio ao Shopping Center Anália Franco, onde havia uma exposição de dinossauros, as crianças trouxeram.

E agora? O que fazer com o nosso museu? Essa questão foi levada para a roda para sabermos o que poderíamos fazer. E a conclusão foi:

– Museu é feito para que os outros olhem e visitem e não só para nós!

Com essa fala, surgiu uma nova ideia: convidarmos outros amigos para conhecerem a exposição, com direito a explicações sobre todo o conhecimento adquirido. Assim, convidamos os alunos do Maternal B e a coordenadora Débora Martins para que viessem à nossa sala.

convite

A visita foi aguardada com muita expectativa e então chegou o grande dia!

A apresentação foi feita. Os alunos puderam compartilhar seu conhecimento e mostrar o que tinham estudo sobre o tema. Foi um sucesso! Os convidados adoraram a apresentação e saíram dali com o conhecimento maior sobre o tema.

E como foi tão produtivo, estendemos o convite aos alunos do Jardim I B, que também vieram ao nosso museu e puderam entrar neste mundo tão curioso dos dinossauros…

Ao término das apresentações, os alunos estavam certos do que sabiam e cientes da importância da montagem do museu. Uma experiência proposta e concretizada por eles.

Professora Lívia de Carvalho David – 1º ano E

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn