• Home
  • Notícias
  • Pioneiro conquista segundo lugar em projeto de produção de vídeo

Pioneiro conquista segundo lugar em projeto de produção de vídeo

24 de abril de 2017

Os estudantes escolheram a comunicação de pessoas com deficiência visual e auditiva como tema do trabalho. Os resultados foram muito positivos.

Os alunos do 9º ano do Centro Educacional Pioneiro conquistaram a segunda colocação no programa KWN – Kid Witness News, um concurso educacional promovido pela japonesa Panasonic, que consiste na produção de vídeos digitais. A premiação nacional aconteceu no dia 4 de abril.

Munidos de câmeras de vídeo e microfones profissionais, cedidos pela Panasonic, os meninos e meninas saíram a campo com a missão de pesquisar a forma como pessoas com deficiência visual ou auditiva se comunicam. Tiveram de reunir material de apoio, conversar com especialistas, visitar escolas e até pedir a ajuda de intérpretes. Sem contar o desafio de editar um vídeo.

kwn brasil 2017

A professora de redação Débora Amorim Radanovitsck, que acompanhou a turma no projeto extraclasse, constata que a experiência foi além do esperado: “Eles aprenderam a exercitar a organização do tempo e a abordar com responsabilidade um tema delicado e pouco conhecido”.

Os alunos exercitaram o trabalho em equipe, organizando assembleias para decidir o rumo e as diretrizes do projeto, o cronograma e as disponibilidades, habilidades essenciais para um desenvolvimento autônomo e responsável.

O vídeo final, que tem 5 minutos, despertou não só a empatia, como a curiosidade dos adolescentes, a partir da questão: “Nesse mundo onde paisagens sonoras e visuais organizam a nossa vida em sociedade, como aqueles que não podem ver ou ouvir vivem suas vidas e se comunicam com outros?”.

Para Enzo Simonato de Almeida, de 14 anos, o trabalho foi cheio de descobertas. “Aprendi que as pessoas que não enxergam ou não ouvem têm vidas muito parecidas com as nossas”, diz. Júlia Akemi Kubota, também de 14 anos, se surpreendeu com as possibilidades de acesso à cultura: “Descobri que eles podem ir ao teatro”.

Como mensagem final do vídeo, os estudantes concluem de forma sensível e positiva: “A deficiência deles não os torna de nenhuma forma menos capazes de interagir e viver uma vida normal em uma cidade que ainda almeja garantir acessibilidade e inclusão. Nós queremos mostrar para o mundo que, não importa o que aconteça, comunicação é algo que todos nós podemos fazer. Você não me vê, você não me ouve. Mas eu te sinto.”.

Conheça os participantes:

9ºC – Emilie Chen
9ºC – Enzo Simonato de Almeida
9ºC – Fernando Sallorenzo Nogueira
9ºC – Gabriela Kaori Kubota
9ºC – Julia Akemi Kubota
9ºC – Julia Kasuga Nishimura
9ºA – Nicole Yuzuki Yoshita
9ºC – Pedro de Sá Mantega
9ºC – Thiago Siqueira Mouazzen
9ºC – Sophia Greggio Más
9ºC – Marcellus Branco Parisotto Guimarães Vasconcelos

Professores orientadores:
Débora Amorim Radanovitski
Michael Luiz Santos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn