Intercâmbio PIO: uma experiência para a vida toda

2 de agosto de 2018

Turma aprovou cada momento que experimentou longe de casa, das aulas de inglês  ao jogo de baseball, das dificuldades com o idioma aos novos laços de amizade. Conheça um pouco mais sobre o primeiro intercâmbio do Pioneiro

Um grupo de seis estudantes do PIO viveu uma experiência inesquecível no primeiro intercâmbio de férias realizado pela escola, em São Francisco (EUA). Foram 15 dias de imersão total na língua inglesa, com aulas na universidade de San Jose, visitas a empresas no Vale do Silício e muitas atividades em campo.

A aprendizado aconteceu na universidade e fora dela: a rica visita à ilha de Alcatraz terminou com uma produção de texto dos alunos, descrevendo como seria a vida dos prisioneiros na ilha. Até a participação no Laser Quest, um jogo com luzes de laser, aparentemente despretensioso, foi essencial para um amplo estudo sobre refração da luz. Tudo em inglês, é claro.

Nos gramados de San Jose, os alunos se divertiram em jogos coletivos com colegas do Japão, da Itália e de Taiwan, auxiliados por monitores do Canadá, da Irlanda, da Holanda, da Espanha, do País de Gales, da Inglaterra e dos EUA. “A única forma de se comunicar era em inglês. Pouco a pouco eles foram se soltando”, disse Selma Alfonsi, coordenadora de inglês e Espanhol do Pioneiro.

Entre as atividades favoritas dos alunos, destaque para os momentos de imersão cultural, como a partida de baseball no Oakland Alameda Coliseum, além dos passeio de yellow bus (ônibus escolar) por São Francisco, que incluiu a ponte Golden Gate, visita ao Google, Apple e Intel  e à fábrica de doces Jelly Belly Factory.

Os alunos participaram de comemorações do dia da independência americana, no campus da San Jose State University, e apreciaram a famosa queima de fogos. Também fizeram uma série de piqueniques, incluindo um especial na Fisherman’s Wharf, o bairro mais tradicional de São Francisco.

“As atividades foram pensadas cuidadosamente do ponto de vista pedagógico, de modo que nossos alunos fizeram uma verdadeira imersão na cultura e no idioma”, disse Selma. “Estou muito satisfeita com o resultado e certa de que a experiência fora de casa trouxe um enorme aprendizado, que será muito útil para a vida e para a carreira de cada um deles”, afirmou. No próximo ano, o intercâmbio será em Toronto, no Canadá.

Acesse o álbum de fotos clicando aqui e acompanhe abaixo relatos dos nossos alunos sobre situações desafiadoras e seus momentos favoritos:

 

Julia Kasuga – 1º EM

“Provavelmente uma situação desafiadora foi começar a falar com pessoas de outros países. Comecei a falar mesmo com medo. Depois de um tempo,  perdi a vergonha e falei mais livremente. Gostei de conhecer pessoas de outros países no intercâmbio. Aprendi sobre a cultura desses países e como as pessoas são, o que é bem legal!”

 

Bruna Taneli – 8º EF

“Às vezes eu não entendia o que alguns monitores falavam, então, eu pedia pra eles repetirem e, se não tivesse entendido de novo, pedia para falaram mais devagar. Isso foi desafiador. O que eu mais gostei foi que todo mundo era bem animado e acolhedor, pois isso me deixou mais tranquila e me fez sentir como se eu pudesse ser eu mesma lá”.

 

Enzo Simonato  – 1º EM

“O maior desafio que eu enfrentei nessas duas semanas foi fazer novos amigos. Para solucionar, dei tempo ao tempo e fui deixando as amizades surgirem naturalmente. O que mais gostei, sem dúvidas, foi de conhecer algumas pessoas. Os monitores eram divertidos, muito bondosos, disciplinados e eles acabaram sendo nossos amigos em algum nível. Também as pessoas com quem convivi mais, os campers, foram a maior surpresa. Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e criar amizades que acho que vão durar muito além desse verão/inverno”.

 

Gabriela Kubota – 1º EM

“Para mim o intercâmbio foi um desafio emocional. Tive que aprender a lidar com as novidades. O que mais gostei, provavelmente, foram as amizades que fiz durante o período. Fiz amizades que, mesmo distantes, são verdadeiras e vou levar para o resto da vida. Foram experiências e sensações impagáveis”.

 

Erik Shun –  9º EF

“Meu maior desafio inicialmente foi fazer amizade, alguns da própria escola, que eu nem conhecia e outros internacionais. O que mais gostei nessa grande aventura foi poder me tornar amigo de todos igualmente”.

 

Lucas Ken – 1º EM

“O maior desafio foi falar inglês com as pessoas de outros países ou continentes. Eu resolvi tentando achar conexões com outras palavras disponíveis no contexto. O que mais gostei foram das excursões, pois foi possível aprender mais sobre a cultura, a história e até mesmo se divertir muito”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn