• Home
  • Notícias
  • Intercâmbio em Toronto: vivência de culturas e responsabilidades

Intercâmbio em Toronto: vivência de culturas e responsabilidades

7 de agosto de 2019

Alunos do Fundamental II e Ensino Médio passaram duas semanas no Canadá e conheceram jovens do mundo todo

Durante duas semanas, sete alunos do Centro Educacional Pioneiro participaram de uma experiência incrível em Toronto, no Canadá. O intercâmbio, promovido pelo NR Intercâmbios, levou Luis Cheng e Tiago Ito (8º ano), Carolina Kayanuma e Mariana Canavarro (9º ano), e Marina Salles, Felipe Schiguematu e Mateus Moura (2º Médio) para uma imersão na língua inglesa na Universidade de Toronto, no campus Mississauga, no período entre 29 de junho e 14 de julho. Eles se juntaram a mais de 170 intercambistas do mundo todo, como China, Vietnã, Itália, Alemanha, Colômbia, México, Bélgica, França, Rússia, Indonésia, Espanha, Turquia, Taiwan e brasileiros do Rio de Janeiro, Cuiabá e Amapá.

Divididos em turmas de acordo com a proficiência de cada um, as aulas aconteciam no período da manhã e, à tarde, eles tinham atividades diferenciadas. Uma das maiores dificuldades que eles tiveram foi entender o sotaque dos colegas de outros países, mas isso só os motivou a treinar cada vez mais. “Eu acho que eu me dediquei para melhorar meu inglês, porque às vezes falava inglês mesmo com brasileiro”, disse Mariana. Opinião essa compartilhada pelo Mateus: “Me dediquei muito nas aulas e principalmente para conseguir me comunicar com as pessoas de outros países”.

O esforço dos nossos alunos também foi reconhecido pela Universidade. Três alunos do Pioneiro receberam condecoração por suas participações: Carolina, por motivar as discussões em sua turma; Felipe, por ter se destacado na sua turma, indo além da expectativa da professora; e Mateus, por seu empenho durante as aulas.

Diversão

Mas a viagem não foram só aulas, teve muito passeio também! Teve visita ao Square One Shopping Mall, com direito a uma parada no Playdium Arcade, onde eles se divertiram com muitos jogos eletrônicos.

Em Toronto, eles conferiram a famosa CN Tower, terceira maior torre do mundo, com mais de 550 metros de altura. De lá, caminharam ao Toronto Eaton Center para almoçar e foram ao estádio Rogers Center assistir a um jogo de beisebol dos Blue Jays contra os Red Sox.

E quem diria que Canadá combina com praia? Pois nossos alunos passaram um dia de muito sol no Lake Ontario, que estava lotado! Jogaram voleibol, entraram na água gelada e enterraram monitores na areia. À noite, participaram de gincanas e dançaram na festa promovida pela Tamwood International College.

Um dos passeios preferidos da turma do Pioneiro foi o parque de diversões Canada’s Wonderland, conhecido por ser um dos parques com maior número de montanhas-russas do mundo (17 no total).

Eles também visitaram o Toronto Zoo, que conta com mais de 460 espécies de animais do mundo todo, como urso polar, leões, alces e marmotas. E, claro, as Cataratas do Niágara não podiam ficar de fora da programação. Localizadas na fronteira entre Nova York (EUA) e Ontário (Canadá), seu volume de água chega a 168 milhões de litros por minuto, divididos em três quedas d’água – Horseshoe (Ferradura), Americanas e Bridal Veil (Véu de Noiva).

Vivência

O campus está localizado em mais de 900 mil m² de cinturão verde às margens do rio Credit, que deságua no Lago Ontario. Em meio à natureza, os alunos conviveram com esquilos, coelhos, pássaros e até uma família de veados que mora por lá.

A experiência de ficar duas semanas longe de casa, estudando inglês, foi inesquecível para eles. Tiago reforça: “Eu amadureci bastante com a viagem, em relação à organização, horários, alimentação etc. Eu fiquei sem meus pais, então tive que ter muito mais responsabilidade”.

Carolina acredita que conviver com jovens de outros países foi muito positivo. “Pude sair da minha bolha (…) para aprender sobre novas culturas”.

Confira as fotos clicando aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn