• Home
  • Notícias
  • Gakuin Sai: a festa de encerramento dos cursos de Língua Japonesa e de Soroban

Gakuin Sai: a festa de encerramento dos cursos de Língua Japonesa e de Soroban

14 de dezembro de 2015

japones_encerra (2)Os alunos dos cursos de Língua Japonesa e de Soroban promoveram um lindo evento para encerrar o ano de 2015, que certamente foi marcado por muitas conquistas e realizações. Batizada de Gakuin Sai, a festa reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e familiares. O objetivo principal foi prestigiar o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos alunos e pela equipe pedagógica dos cursos.

O primeiro bloco foi dedicado ao curso de soroban, com uma apresentação (ditado) na qual as alunas Júlia Kubota, Larissa Otiai e Marina Ito foram desafiadas a solucionar algumas somas. Houve também a entrega dos certificados dos alunos que fizeram exame de grau em outubro e a comemoração da premiação da aluna Marina Ito no Campeonato Brasileiro de Soroban.

A segunda parte do evento foi voltada para o curso de japonês. Teve início com a entrega de certificados de alguns prêmios conquistados pelos alunos do curso de japonês. Destacando-se:

  • Concurso de Desenho – A aluna Marina Ito foi uma das 12 vencedoras da exposição “Crianças do Brasil e do Japão”, realizada no Museu de Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe.
  • Concurso do Centro Brasileiro de Língua Japonesa – A aluna Marcela Nishimura foi agraciada com uma medalha por seu trabalho (mangá).
  • Concurso calendário da Fundação Japão – Menção Honrosa para os alunos Christian Tadashi Watanabe, Gabriela Nishioka Uema, Kenzo Tasaki Imaeda e Marina Ito.

Na sequência houve a leitura de uma redação (sakubun) escrita pelo aluno Christian Tadashi Watanabe e logo em seguida vieram as animadas apresentações dos alunos. Na programação:

  • Radio Taisou: espécie de ginástica muito popular na cultura japonesa.
  • Hamigaki no Uta – música de incentivo para escovar os dentes. “Quem não escova direito, a bactéria ataca”.
  • Youkai Watch! – desenho de muito sucesso televisionado, cujos personagens são criaturas sobrenaturais do folclore japonês.
  • Genkotsu Yama no Tanukisan- canção de um guaxinim que mora na montanha em forma de duas mãos fechadas. Simboliza o dia a dia de uma família, no qual o bebê mama, descansa, é carregado e dorme.
  • Yosha Koi!- variação da dança yosakoi, muito popular no Japão.
  • Sekai ni Hitotsudake no Hana- música que trata do fato do ser humano almejar ser sempre o melhor e diz que devemos ser como a flor, uma diferente da outra, mas todas belas em sua subjetividade.
  • Bon Odori- união dos alunos e famílias para a dança típica, originalmente realizada no dia de finados.

japones_encerra (55)

Motiyori“A escolha das apresentações foi feita de forma a atender ao desejo de cada professor, de transformar o evento em momento de intensa alegria e de diversão. A ideia foi de não nos preocuparmos somente com algo sistematicamente ensaiado, mas em aprender com a música, com a dança e com os colegas”, explica Edna Tanaka, coordenadora dos cursos de Língua Japonesa e de Soroban.

Para encerrar, todos participaram de um almoço coletivo de confraternização (Motiyori), no qual cada um colaborou levando pratos salgados, doces e bebidas.

“Nossos sinceros agradecimento aos alunos, ao suporte, à direção e aos familiares. Em nome da equipe posso orgulhosamente dizer que o resultado extrapolou nossa expectativa. A alegria e o esforço dos alunos em cada apresentação eram visíveis e quase palpáveis. Mais do que isso, a forma como conduziram o evento foi de verter lágrimas de alegria e de satisfação. E o envolvimento dos pais, contagiados por esta energia, foi fundamental para que o evento fosse tão emocionante”, comemora Edna.

 A equipe:

Edna Tanaka – Coordenadora dos cursos de Língua Japonesa e de Soroban.
Priscila Yumiko Uehara – Instrutora de Soroban.
Mariko Takechi e Regina Norico Noguti Koizumi – Professoras de Língua Japonesa.
Tanyno Mercante Martinez – Professor de Língua Japonesa e Língua Portuguesa.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn