Pioneiro celebra o Hinamatsuri (Dias das Meninas)

9 de março de 2015

pioneiro hinamatsuriO Hinamatsuri é uma tradicional festividade japonesa que acontece no terceiro dia do mês de março, celebrando o Dia das Meninas. Participando das comemorações, o Pioneiro realiza no mês de março uma exposição de bonecas típicas, aberta durante todo o horário de funcionamento da escola.

Convidamos alunos, familiares e funcionários para conferir!

O festival teve origem na antiga prática de um ritual de purificação, em que pessoas transferiam seus pecados para bonecas de papel, que eram arremessadas em um rio. Ao mesmo tempo, elas participavam de um piquenique aproveitando a primavera.

Tempos depois, no período Edo (1603 a 1867), essas bonecas passaram a ser modeladas com a aparência de membros da corte. Curiosamente, o Festival de Bonecas alcançou seu auge de popularidade nesse período, em uma época em que a posição social da mulher tinha alcançado o nível mais baixo em relação ao homem. O Hinamatsuri era a única ocasião em que uma menina se sentia importante: esse era o seu festival, ela convidava os meninos e cantava para os visitantes.

A principal característica do Hinamatsuri são justamente estas bonecas tradicionais, que são expostas dentro das casas e muitas vezes são presentes da família da mãe da menina, que as recebe quando vai realizar o seu primeiro Hinamatsuri.

As peças da exposição do Pioneiro foram gentilmente doadas pela senhora Elda Hiromi Kagiwara, tia da aluna Júlia Maki Kagiwara. Os sinceros agradecimentos da Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama.

* Texto adaptado de Cultura Japonesa

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn