• Home
  • Notícias
  • Estudantes exploram as curvas da Estrada Velha de Santos em estudo do meio

Estudantes exploram as curvas da Estrada Velha de Santos em estudo do meio

24 de outubro de 2017

Jovens aventureiros dos 4º anos exploram diversos cenários ambientais e culturais do Parque Caminhos do Mar. As professoras Thaís, Marcília, Sonia, Ana Paula e Rosália nos contam como foi esse estudo.

“O primeiro ponto de parada foi a Casa de Visitas do Alto da Serra, que era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão (Usina Henry Borden).

Passando a fronteira de São Bernardo e Cubatão, finalmente entramos na estrada. O passeio foi feito por via asfaltada e foram 9 km de caminhada. Nossos aventureiros estavam dispostos a explorar esse longo caminho e escutar muitas histórias!

caminhos do mar 2017

Fizeram uma parada no Pouso de Paranapiacaba que era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem de Santos a São Paulo. Nas paredes, azulejos brasileiros e um painel com o mapa rodoviário do Estado de São Paulo.

Conheceram o Rancho da Maioridade, que servia como ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos. Pausa para repor as energias e admirar a bela paisagem.  

A próxima parada foi no Padrão do Lorena do Parque Caminhos do Mar, que possui um lindo painel de azulejos com cenas do século XVIII com tropeiros e mulas carregando mercadorias. 

Outra visita que realizamos foi ao Museu de Pesca, que tem finalidades culturais e objetiva a divulgação de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada para a exploração racional de recursos marinhos e de águas continentais. O acervo do Museu de Pesca é composto por exemplares de diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos, conchas de moluscos, areias… além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica, obras artísticas etc. Os alunos ficaram encantados, com uma das principais atrações que era um imponente esqueleto de baleia.

Enfim, uma viagem neste vasto patrimônio ambiental e cultural que com certeza ficou registrada na memória desses incríveis aventureiros. Confira alguns desses momentos, aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn