• Home
  • Notícias
  • Ensino Médio visita Museu de Arte Moderna de São Paulo

Ensino Médio visita Museu de Arte Moderna de São Paulo

10 de junho de 2015

museu dançanteA visita ao Museu de Arte Moderna (MAM) é parte importante nos trabalhos iniciais do 1o ano do Ensino Médio. A relação presencial com a obra de arte é ponto de partida para os estudos de arte. Estamos neste momento com foco na percepção, habilidade fundamental no desenvolvimento da produção artística e também no Estudo do Meio. Sobre isso, o artista Matisse escreveu: ‘É um primeiro passo para a criação ver-se cada coisa em sua verdade’.

Os trabalhos de leitura das obras de arte no Ensino Médio começaram a alcançar melhores resultados com a inclusão da disciplina Música, que estabeleceu uma relação do tipo corpo e alma. Foi como no Modernismo com o próprio Matisse, Picasso e outros artistas que buscavam essa relação entre música e artes visuais. Uma relação de harmonia, composição, tonalidade.

À partir desse contexto, as disciplinas de Artes e Música estabeleceram esse trabalho de percepção sonora da obra de arte. Em um exemplo, os alunos visitaram as exposições Manabu Mabe e Museu Dançante no MAM, quando escolheram uma obra e  fizeram um registro fotográfico com os celulares. Em sala de aula, com a orientação da professora de Música, criaram gravuras e sequências sonoras, traduzindo a obra de artes visuais segundo seus próprios pontos de vista.

Acácio Arouche – Professor de Artes do Ensino Médio

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn