• Home
  • Notícias
  • É Carnaval! Com marchinhas, baile e muita diversão…

É Carnaval! Com marchinhas, baile e muita diversão…

14 de fevereiro de 2015

Em Língua Portuguesa começamos a trabalhar com as marchinhas de Carnaval e na roda da conversa foram surgindo várias informações e curiosidades sobre o tema. Descobrimos que o Carnaval é a maior festa popular do Brasil e pudemos comparar como ele era comemorado antigamente e como é celebrado hoje.

Demos muitas risadas quando ficamos sabendo que as pessoas jogavam farinha e água umas nas outras. E então logo ouço de um aluno: “Professora, temos que economizar água!”

Alguns alunos contaram que se fantasiam e festejam em clubes e outros que ficam em casa para assistir aos desfiles das escolas de samba pela televisão. Há ainda aqueles que aproveitam o feriado para viajar.

No desenvolvimento das aulas, o que mais encantou os alunos foram as marchinhas. Muitos já conheciam as melodias e as atividades foram muito divertidas. Inventamos outras rimas para as melodias, como “Titia eu quero, titia eu quero… Titia eu quero nanar!”

Também fizemos um animado baile para apreciar e valorizar as cantigas e a diversão da festividade popular. Com suas fantasias coloridas e engraçadas, os alunos curtiram muito o baile. Assim finalizamos o tema com grande satisfação!

Professora Cássia Maria Pereira dos Santos – 2º ano C.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn