Criatividade e interação marcam o Scratch Day

12 de maio de 2015

Pioneiro participa pelo segundo ano consecutivo do Scratch Day

No dia 9 de maio o Scratch Day reuniu pessoas em diversas cidades ao redor do mundo para compartilhar conhecimentos sobre o Scratch, uma linguagem de programação educacional, desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) com o intuito de ensinar programação para crianças, possibilitando a criação de animações, simulações, jogos, histórias animadas e muito mais.

Scratch_day (1)
Equipe responsável pelo projeto

Foi um sábado para lá de especial na escola, com a união de alunos, professores e famílias em uma manhã marcada por atividades de muita criatividade e interação.

A programação contou com uma exposição de projetos e atividades desenvolvidos desde 2014 por alunos do 4º, 5º e 6º anos, realizada no refeitório, e oficinas para alunos e convidados.

Uma delas era a “Aprenda a Programar em 15 minutos”, oferecida a todos os interessados em aprender a programar no Scratch, na qual eram transmitidos os conceitos básicos da linguagem. Foram diversas sessões ao longo da manhã.

Uma segunda oficina, “Programadores mirins”, foi voltada para crianças de 4 a 7 anos, que participaram junto com os pais e acompanhantes. O foco foi a divulgação da programação Scratch Jr. Aconteciam de meia em meia hora.

Finalmente, a oficina “Criando jogos no Scratch 2.0” foi realizada em duas ocasiões, para alunos e demais interessados em programar utilizando a webcam como recurso de interação.

Confira alguns momentos nas imagens abaixo.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn