Conhecendo a orquestra

8 de abril de 2013

Foi um trabalho intenso preparar os alunos do 5º ano para uma visita à Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Desde que foram selecionadas para o programa chamado “Conheça a Orquestra”, as crianças foram tomadas por ansiedade e curiosidade.

Nas aulas falamos sobre a história do lugar, uma antiga estação de trem que se transformou em uma das melhores salas de concertos do mundo. Em cada encontro, as perguntas pipocavam e começamos então a assistir vídeos sobre o assunto e pesquisar para conhecer melhor o contexto do local da visita.

2013_04_salasp1 O dia tão esperado (5 de abril) chegou com uma chuva que insistia em transformar o trânsito em um emaranhado de carros e motoristas nervosos. Preocupação com um possível atraso, mas conseguimos chegar no horário.

Foi empolgante ver o olhar de cada aluno percorrendo a arquitetura do local, encontrando as referências sobre a cultura do café nos vitrais, nos desenhos no piso e nas colunas. Na sala, o espanto por causa de seu tamanho e beleza.

Um palhaço bem simpático e alegre conduziu os espectadores mirins, explicando sobre a história da construção do local e sobre o teto móvel que se mexe conforme a música a ser tocada.

Mais fascinante ainda foi a apresentação da orquestra, visível no rosto de cada criança ao observar os instrumentos sendo apresentados um a um pelo seu som característico e pelo formato e depois todos tocando a música tema do filme E.T. Uma hora mágica, momento que ficará marcado na memória como um mundo de sons que se descortinam para a plateia iniciante no universo da música orquestral.

Éramos 79 alunos e seis professores. Todos muito felizes e com grande vontade de regressar. Experiência que transpõe as paredes da sala de aula, os muros da escola e entra no coração.

Valeu!

Professora Elisabete Tae Kuwano Koga – Música

2013_04_salasp2
2013_04_salasp3

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn