• Home
  • Notícias
  • Carro mecatrônico construído no Pio é tema de oficina na UFAM

Carro mecatrônico construído no Pio é tema de oficina na UFAM

19 de outubro de 2017

Carro mecatrônico controlado por feixe de luz foi construído por turmas de 9º anos
é tema de oficina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

carro mecatronico1Atividade integrando as áreas das Ciências e Matemática desafiou as turmas de 9º ano e buscou introduzir noções de circuito elétrico com a construção de um artefato lúdico, com pitadas generosas de diversão e criatividade! A coordenadora de Ciências do Pio, Marcia Sacay, ministrará a oficina de construção do carro mecatrônico durante a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM, que pretende contemplar um conjunto de atividades que propiciam à população a percepção das inúmeras aplicações que a conhecida “ciência da ciência” pode proporcionar. Por meio da Matemática é possível explorar o raciocínio lógico e abstrato e inúmeras são as áreas que a utilizam como ferramenta básica de desenvolvimento, tais como, Física, Química, Mercado Financeiro, Artes, Meio Ambiente, Educação Indígena, Educação Inclusiva, Robótica Educacional, Medicina, Administração, Nutrição, Geociências e incontáveis aplicações presentes no nosso dia a dia. É também objetivo do evento estimular a curiosidade e motivar a comunidade a discutir as implicações sociais da Ciência, aprofundando seus conhecimentos científicos e tecnológicos

O que é o carro mecatrônico?

O veículo mecatrônico nada mais é do que um pequeno carrinho que interage duas áreas da Física: a mecânica e eletrodinâmica. O circuito usa um LDR que, ao ser iluminado por uma lanterna ou pela luz ambiente dispara o motor, que aciona uma hélice propulsora e impulsiona o carro em linha reta.

Depois de soldar todos os componentes eletrônicos vem a parte mais difícil. Por se tratar de condições equivalentes de motor e bateria, o  desafio para os alunos está na construção e seleção de materiais que contribuam para uma boa aerodinâmica e um balanceamento entre massa e potência do motor. As hélices e o sistema de roda e eixo são diferenciais que podem tornar um carro vencedor ou não.

Quero construir meu próprio carro, como faço?

CRONOGRAMA CARRO MECATRONICO

Você também pode consultar o guia criado pela professora Márcia Sacay e conferir o registro fotográfico da atividade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn