• Home
  • Notícias
  • Auto da Compadecida: um espetáculo elaborado pelas turmas de 8° ano

Auto da Compadecida: um espetáculo elaborado pelas turmas de 8° ano

11 de novembro de 2015

Turmas de 8º ano apresentam peça de teatro

teatro auto da compadecidaAo longo do mês de agosto, os alunos das turmas de 8° ano trabalharam na leitura da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, escrita na forma de texto dramático – aquele que tem o objetivo de ser encenado. Por essa razão, acreditamos que a melhor forma de entender e se apropriar dessa leitura seria colocando em prática esse objetivo, encenando a peça.

Assim, foi feita uma parceria entre as disciplinas Língua Portuguesa e Artes para desenvolver o projeto e realizar o espetáculo. Durante esse processo, professores de outras disciplinas acabaram se envolvendo e ajudando na realização dos ensaios, essenciais para uma boa apresentação. Redação, Matemática, Espanhol, História, Geografia, entre outras, se juntaram ao projeto, o que o fortaleceu e contribuiu para que os bons resultados fossem obtidos.

Com esse apoio do corpo docente, os alunos trabalharam duro e, com essa dedicação, foram revelados inúmeros talentos, tanto para o palco quanto para os bastidores: meninos e meninas se tornaram atores talentosos, exímios figurinistas, sonoplastas atentos, diretores cuidadosos. E essas descobertas foram importantes não só para que houvesse uma grande apresentação, mas também para o fortalecimento do grupo e para a desconstrução de estereótipos e ideias preconcebidas sobre cada um. Talvez o autoconhecimento e o conhecimento sobre o outro tenham sido o maior ganho do projeto, tanto para os alunos quanto para os professores.

No grande dia, toda essa equipe dedicada transformou a biblioteca em camarim, o corredor em coxias e a sala de áudio em palco de teatro. Aqueles que conseguiram ocupar os disputados assentos da plateia tiveram a certeza de estarem diante de um fabuloso espetáculo.

Parabéns, alunos dos 8° anos A, B e C! Vocês mostraram que não há limites diante do que se pode realizar.

Carolina de Carvalho Vendramini – Professora de Língua Portuguesa
Rozangela Lipere Rodrigues – Professora de Artes

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn