O sucesso esportivo do Pio

17 de dezembro de 2018

As lições do esporte vão muito além da saúde do corpo. Nas aulas de educação física do Pioneiro, nossos alunos exercitam o equilíbrio físico e emocional. Eles aprendem a respeitar as diferenças, superar os limites e entendem que juntos são mais fortes

Nas aulas de Educação Física e treinamento esportivo, nossos alunos exercitam os quatro pilares do esporte: a atividade física, com o movimento do corpo de forma consciente; o exercício social, com a integração entre colegas e adversários, o intelectual, com as tomadas de decisões, a resolução de problemas, estratégias e entendimento das regras. Isso sem contar a leitura do jogo e o equilíbrio emocional.

Foram mais de dez torneios interescolares ao longo de 2018, com resultados relevantes em todas as modalidades. Ao frequentar outros colégios e lidar com adversários desconhecidos, nossos alunos enfrentaram seus medos, aprenderam com as falhas e, sobretudo, fazem novos amigos.

Participamos de torneios como a Liga de Esportes Escolares, o InterBand e o OliArqui, modalidades Handebol Masculino e feminino, Voleibol feminino, Futsal masculino, Badminton misto e Xadrez. As medalhas vieram sem pausa, como se pode ver na tabela ao lado.

A educação física também participa de grandes projetos multidisciplinares. Alunos do 8º ano realizaram em 2018 a 2ª corrida de Carrinho de Rolimã. Para descer a ladeira, cada equipe teve de produzir seu próprio brinquedo, que embalou bonito até a linha de chegada. Os alunos pediram ajuda para os professores de artes, matemática, história, geografia e português. Foi desafiador construir um veículo artesanal de madeira, acoplar três ou quatro rolamentos, um eixo móvel na frente e um freio manual atrás. Mas tudo terminou com muito aprendizado e curtição.

Professor de Educação Física do Pioneiro há 25 anos, Maurício Caires Brito explica que o esporte tem um papel educativo fundamental na vida dos alunos. Nas competições internas, Maurício conta que os alunos mais colaborativos são valorizados da mesma forma que aqueles que se destacam em uma ou outra modalidade.

 

Algumas das nossas medalhas no esporte:

1º lugar – handebol até 14 anos feminino – InterBand

4º lugar – Futsal até 11 anos masculino – InterBand

2º lugar – Futsal até 13 anos masculino – Oliarqui

1º lugar – Futsal até 11 anos masculino – Oliarqui

2 º lugar – Handebol até 12 anos masculino – Gracinha

2 º lugar – Handebol até 12 anos masculino – Gracinha

1º lugar – Handebol até 12 anos feminino – Liga de Esportes Escolares, série prata

4º lugar – Handebol até 14 anos feminino– Liga de Esportes Escolares, série prata

1º lugar – Handebol até 12 anos masculino – Liga de Esportes Escolares, série bronze

4º lugar – Handebol até 14 anos masculino – Liga de Esportes Escolares, série prata

2º lugar – Voleibol até 14 anos feminino – Liga de Esportes Escolares, série ouro

2º lugar – Voleibol feminino até 12 anos – Liga de Esportes Escolares, série prata

4º lugar – Vôlei feminino até 14 anos – Interband

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn