• Home
  • Notícias
  • Alunos do Ensino Médio participam de primeiro encontro com universidades

Alunos do Ensino Médio participam de primeiro encontro com universidades

22 de fevereiro de 2019

A Universidade Federal do ABC foi a primeira a se apresentar para os alunos este ano; próximas palestras ainda serão confirmadas

Alunos acompanham palestra da UFABC

Nesta sexta-feira, 22, os alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio do Centro Educacional Pioneiro participaram de uma palestra de apresentação da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento inaugurou o ciclo de encontros deste ano voltados para o vestibular, organizado pelo coordenador do Ensino Médio Álvaro Vieira Neto.

O pró-reitor Leonardo José Steil e o engenheiro Thales Liferson, formado pela UFABC, contaram um pouco da história da universidade, do processo seletivo para ingresso de novos alunos e como os cursos são estruturados. O diferencial da universidade, segundo eles, é a proposta interdisciplinar, que permite a flexibilidade de currículos, o conhecimento em diversas áreas e até a possibilidade de graduação em 3 cursos ao mesmo tempo.

Os estudantes iniciam a sua jornada acadêmica na UFABC escolhendo entre Bacharelado em Ciência e Tecnologia ou em Ciências e Humanidades. A partir daí, menos de 50% da grade curricular é composta de disciplinas obrigatórias, e o restante é dividido em aulas que ficam à escolha do aluno – podendo ser de qualquer área, inclusive em outras universidades, proporcionando diferentes vivências e incentivando o diálogo com outros campos de conhecimento.

O vice-reitor Leonardo Steil explica como é composto o currículo do aluno

Os alunos definem a especialidade em que querem se formar ao longo dos anos de estudo, compondo o currículo correspondente ao curso escolhido. Isso permite também “mudar de ideia” no meio do caminho e escolher outra graduação, optando por outras disciplinas.

Thales acredita que, dessa forma, o aluno sai da faculdade melhor preparado para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho, que exige cada vez mais um profissional multidisciplinar e que atue em diversas frentes. Já Leonardo entende que o estudante torna-se um adulto mais feliz, uma vez que escolhe a sua futura profissão apenas depois de adquirir mais informações e conhecimento sobre cada área.

Clique aqui para mais informações sobre a UFABC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn