• Home
  • Notícias
  • Alunas participam de Concurso Internacional de Redação de Cartas

Alunas participam de Concurso Internacional de Redação de Cartas

6 de abril de 2016

“Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos”. Esse foi o desafio lançado pelo Concurso Internacional de Redação de Cartas e que a escola levou aos alunos das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.

A ideia surgiu quando a coordenadora da área de Português recebeu a proposta do concurso e percebeu que faria muito sentido para esse grupo de alunos, que, no 9º ano desenvolvem um projeto de produção de cartas, cujo título é “Carta ao Futuro”. Nessa iniciativa, cada jovem escreve uma carta para si mesmo lembrando-se de sua vivência no Ensino Fundamental, refletindo sobre sua condição no presente e projetando seus anseios para o futuro próximo, precisamente o dia da formatura.
concurso_redação

A carta passa por uma revisão do professor e por fim é reescrita, envelopada, lacrada, sendo devolvida no tão esperado dia final em dezembro. A grande intenção da atividade é a valorização da memória estudantil e seus sentimentos.

Diante  disso, escrever uma carta a si mesmo para ser lida quando esse aluno tiver 45 anos foi uma ampliação dessa experiência, com novos desafios, uma vez que, para escrevê-la,  os alunos tiveram que realizar uma profunda reflexão sobre os caminhos que a humanidade e eles mesmos estão seguindo, além de entrarem em contato com seus desejos e sonhos.

Foram produzidas cartas muito interessantes e dentre elas a equipe de julgadora teve de selecionar apenas duas para o concurso. As cartas que concorrerão são as das alunas Tatiana Miura (9° ano B) e Iris Adatihara (1° ano do EM).

Vamos torcer por nossas jovens escritoras? O resultado da fase estadual sai nesta sexta-feira 8 de abril!

Promovido pela União Postal Universal, entidade que congrega atividades postais de 191 países em todo mundo, o Concurso Internacional de Redação de Cartas está em sua 45 ª edição. No Brasil ele é realizado pelos Correios e funciona da seguinte forma: as escolas de todo o Brasil podem enviar até dois trabalhos, que passam por três etapas (escolar, estadual e nacional) até a escolha de um para disputar a fase final (internacional).

Carolina de Carvalho Vendramini e Francisley da Silva Dias – Professores de redação

Confiram os textos que estão concorrendo:

Tatiana Miura (9° ano B)

Iris Adatihara (1° ano do EM)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn