• Home
  • Notícias
  • Aedes Aegypti visita as salas do Ensino Fundamental I

Aedes Aegypti visita as salas do Ensino Fundamental I

15 de março de 2016

aedesCalma! Não é nada disso que você está pensando…

É que os alunos das três turmas do 9º ano produziram jogos, dinâmicas e atividades criativas sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti durante as aulas de Ciências.

Após realizarem pesquisas e leituras sobre o tema, os alunos transformaram as descobertas em apresentações direcionadas aos alunos das turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I. Organizados em grupos, eles conduziram os trabalhos de forma informativa e divertida ao mesmo tempo.

Surpreenderam-se ao constatar que os “pequenos” sabiam muito sobre os sintomas e as doenças e tudo que era perguntado! E também ficaram emocionados em perceber o respeito das crianças por eles e a forma como interagiram e valorizaram suas atividades.

A aplicação da atividade contou com o apoio das professoras de sala, que reconhecem a importância do contato entre os alunos dos diferentes segmentos. Foram atividades descontraídas, mas com rico valor pedagógico.

Tenho certeza que a experiência serviu como estímulo para prosseguirmos com essa estratégia de aprendizado e interação.

Lilian Guimarães de Campos – Professora de Ciências

Algumas avaliações:

“As alunas que fizeram a apresentação na minha turma souberam mesclar atividades desafiadoras e lúdicas.Gostei muito das propostas e os alunos adoraram a aula. Até deixei que passassem do tempo estabelecido, pois percebi o tamanho do empenho e dedicação em tudo o que fizeram. Parabéns a todas!”
Professora Patricia Menezes – 5ºano A

“Os alunos do 9º ano A estiveram em minha sala e dividiram a turma em dois grupos. Fizeram um jogo para avaliar o conhecimento que meus alunos tinham sobre o mosquito e se surpreenderam ao descobrir que as crianças sabiam muito sobre o mosquito, as causas das doenças e formas de prevenção. Também fiz perguntas para eles, levantando algumas dúvidas. E todos souberam responder! Meus alunos gostaram muito, principalmente das balas e chocolates que eram oferecidas como “recompensas” no jogo. Fiquei muito contente em ver essa interação e espero que essa troca continue.”
Professora Sonia Maria Ue Reigado – 4º ano C

“Quando éramos mais novas, enxergávamos os alunos do 9º ano como ‘exemplos’ e ficávamos encantadas toda vez que os olhava. Quando fizemos a apresentação, percebemos o mesmo brilho no olhar de todos os alunos em direção à nós. Foi muito emocionante ver a cooperação e a energia que cada criança oferecia. Nós particularmente achávamos que as crianças teriam um pouco de dificuldade em entender o assunto, mas depois de mostrar os vídeos, entregar as fichas e fazer os jogos interativos, sentimos firmeza em dizer que fizemos um bom trabalho. Esperamos ter mais oportunidades como essa, pois ficamos muito animadas com este projeto!”
Érika Nakamura e Marina Baroni – Alunas do 9º ano A

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn