Acolhimento: momento de adaptação

12 de fevereiro de 2015

Ao acolher o aluno em seus primeiros momentos na escola ou em cada nova etapa escolar, precisamos fazer com que ele se sinta cuidado, confortável e, acima de tudo, seguro. O período de adaptação necessita da interação, ou seja, da socialização da criança com o meio inserido.

O ambiente deve ser rico em estímulos, um espaço lúdico e prazeroso com um clima de veracidade e confiabilidade mútuas entre alunos e colaboradores da escola, oportunizando a criança expressar seus pensamentos e sentimentos naturalmente e vivenciar novas experiências.

Para conhecer seus colegas, expor suas expectativas para o ano de 2015 e criar vínculos com seus novos professores, os alunos do 1º ano B participaram de dinâmicas de integração, brincadeiras, contação de histórias, atividades que envolveram pintura, recorte e colagem e vários jogos. E para garantir a autonomia no trânsito pela escola, eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer todo o espaço físico e os funcionários.

Mais um ano letivo se inicia… O começo de outra etapa das nossas vidas. Desejo que nossa convivência seja cheia de alegrias, descobertas e muita animação!

Professora Sílvia Góis –  1º ano B

“Quando damos boas-vindas para alguém, demonstramos a alegria de um reencontro ou a expectativa do início de uma nova amizade. A proximidade faz com que as almas se toquem e por um momento dividam entre si a deliciosa sensação de estar diante de uma pessoa que naquele momento faz parte da nossa vida.”

Luis Alves (pseudônimo de Ivan Bottion – publicitário)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn