Ações sustentáveis no Ensino Fundamental

14 de maio de 2015

Ações sustentáveis são, certamente, importantes e fortes ferramentas para a melhoria de nossa sociedade. Visando a formação de cidadãos do mundo que tenham atitudes transformadoras e enriquecedoras e objetivando atingir nossa missão educacional de promover situações motivadoras para desenvolver o conhecimento de nossos alunos, nós, do Centro Educacional Pioneiro, desenvolvemos em nossas aulas de inglês uma atividade envolvente e divertida com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Nesta atividade exploramos a tecnologia, como meio educativo; o material didático dos alunos, rico em informação e gerador de reflexões e discussões; e a fascinante criatividade de nossas crianças.

Os alunos foram levados à sala de áudio onde, na lousa digital, assistiram ao vídeo do cantor Jack Johnson: The Three R’s. A música e o vídeo, de forma divertida, abordam a importância de seguirmos os três Rs: Reduzir, Reusar e Reciclar. Veja aqui o vídeo.

Exploramos junto com as crianças as imagens do vídeo e a letra da música. Após este momento, os alunos foram conduzidos à leitura da Webpage Go Green for a Better Tomorrow representada no livro didático Kids’Web 5.

Em uma grande roda, discutimos as objetivas ações propostas no texto, sua importância e como elas podem salvar nosso planeta e nos trazer um amanhã melhor.

Após a leitura, propomos às crianças criarmos pôsteres para serem expostos aos outros alunos com instruções e dicas de como contribuir com o meio ambiente. As crianças se dividiram em grupos menores e cada grupo escolheu quatro ações sustentáveis que gostaria de divulgar em seu pôster.

Os pôsteres foram afixados pelos corredores da escola para que outras pessoas pudessem ler e refletir sobre esse tema tão importante.

The children had a great time and certainly learned a lot!

Virgínia Botelhos – Professora de Língua Inglesa

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn