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A Educação Física na primeira fase: a importância do movimento

5 de junho de 2015

Muitas vezes não nos damos conta da importância que o movimento tem para as crianças e é principalmente na fase da Educação Infantil que elas precisam de liberdade de expressão para o desenvolvimento da psicomotricidade, adquirindo com isso a autonomia de seus movimentos que vão sendo aperfeiçoados por meio das suas experiências motoras.

Aula de Educação Física no InfantilTanto a aprendizagem como o aperfeiçoamento de novos movimentos acontecerão durante toda a vida do indivíduo, mas é nessa fase, que isso acontece com ritmo e intensidade maiores.

É por isso que nossas crianças são estimuladas a fazer novas descobertas e ter sensações, sendo apresentados novos desafios motores de acordo com a faixa etária para que a criança fortaleça a sua auto-estima e tenha prazer em alcançar esses desafios.

Isso é feito por meio da exploração de diversos materiais e também de jogos, circuitos, brincadeiras e desafios motores. No plano social e afetivo há a preocupação com a participação de todos, incentivando a relação entre as crianças e a resolução de situações problema.

A criança começa a se desenvolver por meio do corpo e principalmente pelo corpo. Começa a explorar a si própria, os espaços, os objetos oferecidos, interagindo o tempo inteiro consigo, com o meio e com os colegas. As crianças não vão apenas brincar por brincar, mas sim entender o que estão fazendo e os movimentos que estão realizando.

Uma criança que conhece as suas habilidades e o seu corpo e como ele se move no espaço desenvolve estruturas de cognição (processo de aquisição que se dá pela percepção, atenção, memória, raciocínio, imaginação, pensamento, linguagem…) que podem facilitar a sua aprendizagem.

Tays R. Brito – Professora de Educação Física da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental

“O desenvolvimento motor é parte de todo o comportamento humano. O desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor estão relacionados.”

Gallahue – Mestre doutor em desenvolvimento humano e educação especial.

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