O sonho de Lexi

30 de abril de 2016

Vitória Miyuki Egawa Koto – 6B – 2016

Em uma tarde, Alexia, ou Lexi como queria se entitular, estava no recreio de sua escola. Por ser irritante, ninguém aceitava sua amizade. Tinha apenas um amigo: um vira-lata que vivia perto do parquinho da escola. Todos os dias, ia ao seu encontro, mas, para isso, precisava sair dali, o que não era autorizado nos Fundamentais tanto I quanto II.

Mas justamente naquele dia, ele não estava lá. Não estava em lugar nenhum. Totó, como havia batizado o cachorro, não estava em lugar algum dos arredores. Queria poder ir até o centro, talvez tivesse sido resgatado, mas não podia, já que o recreio iria acabar.

Lexi nunca se sentiu tão triste, sempre fora muito eufórica, segura e ousada. Mas, naquele dia, sentiu lágrimas caírem pelo seu rosto, talvez pela primeira vez naqueles anos escolares. Gostava muito de Totó, já pensava em adotá-lo, mas sabia que sua mãe nunca autorizaria um animal na casa, por problemas financeiros.

Após dias de tristeza, resolveu ir à carrocinha em um recreio. Entrou por uma porta dos fundos, e logo escutou um latido familiar. Era Totó! Estava abrindo sua jaulinha, quando um homem apareceu e lhe bateu. Mesmo com o olho arroxeado, Lexi tirou o cachorro e o levou para fora, mas o homem a perseguiu.

A aula já tinha começado quando voltou para a escola, e subiu as escadas correndo após deixar o cachorro embaixo de um banco. O homem não a perseguia mais; então voltou à sua sala correndo. Seus colegas riram de seu estado e a professora a mandou para a diretoria.

Sentou-se no banco perto da diretoria e pensou como seria sua vida com Totó ao seu lado. Com um sorriso no rosto, esperou entrar na sala.

___
Descrição da atividade

A proposta a seguir foi uma das atividades desenvolvidas pelos alunos do 6º ano:

A imagem abaixo é do ilustrador americano Norman Rockwell. Observe-a com atenção, atentando para todos os detalhes:

  • O modo como a menina está vestida;
  • O local onde ela se encontra;
  • O semblante da garota;
  • etc…

Tente responder às seguintes perguntas:

Por que ela está sorrindo, apesar de estar com um olho roxo? O que teria acontecido? Por que ela está sentada esperando para falar, muito provavelmente, com o diretor/coordenador da escola? Qual personalidade que você imagina que essa garota possua?

o sonho de lexi

Sua tarefa consiste em criar uma narrativa curta que responda aos questionamentos supracitados. O que essa garotinha aprontou para estar machucada e prestes a falar com a direção de sua escola? E por que, apesar disso, parece feliz e satisfeita? Não esqueça de caracterizar bem a personagem, tanto física quanto psicologicamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn