No Ensino Fundamental II, o aluno do Centro Educacional Pioneiro é colocado em contato com várias possibilidades de aprendizado seja em conteúdos pragmáticos, como o conhecimento e potencialidades do corpo, seja em questões mais subjetivas.

As discussões ocorrem oferecendo elementos da arte, da cultura, das tecnologias, com dedicação criteriosa para que possam sair da esfera da reflexão e passem a aplicar, nas atitudes diárias, os conhecimentos construídos, incluindo os relativos à atuação como cidadãos.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os objetivos de ensino para o Ensino Fundamental II devem assegurar aos estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura essenciais para a vida em sociedade. Os objetivos educacionais devem estar pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

O aluno não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela intervindo, pensando, relacionando, conversando, trocando com seus pares, investigando outros cenários e observando os resultados de suas ações.

Assim, o aluno constrói profundamente sua identidade social de maneira sólida e consciente, não só com vistas à vida escolar, como também vislumbrando uma atuação mais autônoma no mundo.

“O Pioneiro se esforça para ampliar essas percepções por meio da ideia de aplicabilidade, por isso investe na participação social e política, além de dar especial ênfase às discussões acerca dos deveres civis e sociais como forma de ajudar o corpo discente a adotar atitudes reais de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças para um maior respeito ao próximo. “

Nossos Diferenciais:

Carga horária ampliada;

Estudos do Meio com projetos que estimulam a vivência de teoria na prática;
Estímulo à criatividade e protagonismo dos jovens;
Corpo docente qualificado;
Atividades extracurriculares que estimulam as potencialidades de cada aluno;
Laboratório de Ciências e Maker;
Respeito às individualidades;
Aulas de Apoio pedagógico;
Acompanhamento do rendimento escolar por meio do Projeto de Tutoria;
Números de alunos reduzidos por turma;
Vivência cultural, esportiva e artística;
Uso da tecnologia como aliada ao processo de ensino-aprendizagem;

Depoimentos

Jura

Juára Salomão Miamoto

Coordenadora dos Períodos Opcional e Adicional

“Um sonho… uma realidade! Essa é a melhor forma de expressar a oportunidade que o Centro Educacional Pioneiro me deu para colocar em prática um projeto diferente, feito com muito carinho e diversão. Experiências únicas, recheadas de conhecimento.”

Teresa

Teresa Hiroko Imamura Shimofusa

Professora de Ciências do Ensino Fundamental

“Este é o meu segundo lar. Pessoas incrí­veis como a dona Michie, o seu Antônio e a dona Elza (família Akama) marcaram a minha vida. Assim como as crianças que ajudei a educar. Meu orgulho ao ver os alunos saindo da escola e se tornando grandes cidadãos e ótimos profissionais. Confesso que é ainda mais emocionante ver aqueles que seguem a carreira na Área de biológicas e sentir que posso ter feito parte desta escolha.”

Teruko

Teruko Tsutsumi

Funcionária da Tesouraria

“Acompanhei os altos e baixos desta escola que formou meus filhos. Tenho muito carinho pelas pessoas com quem tive o prazer de trabalhar e profunda consideração pela família dos fundadores. E especial admiração pela dona Michie Akama, um exemplo de mulher, que muito me inspirou. Uma mulher de fibra!”

Marcia

Márcia Alexandra Kanamaru Kayanuma

Ex-aluna, administradora de empresas. As filhas Carolina e Isabela são alunas da escola

“Minha entrada para o Centro Educacional Pioneiro foi um desafio que me ensinou a batalhar, a ser dedicada e serviu de base para muitas conquistas que tive. Sem contar as amizades que fiz e preservo até hoje.”

Eva

Eva Maria da Silva

Inspetora de Alunos

“Minha vida está aqui na escola. Gosto muito do que faço e sinto o respeito por parte dos alunos. A dona Michie Akama me deu muito apoio, tanto aqui no trabalho como em outros momentos da minha vida. Sinto enorme gratidão por todos da família dela, como o seu Antônio e a dona Elza, pessoas de coração bom e caridosas.”

faça uma visita e confira

Nossa proposta
de ensino

Quero conhecer
o Pioneiro

Horários

Ensino Fundamental I
Manhã: 7h30 às 12h35
Tarde: 13h10 às 18h15

Ensino Fundamental II
Manhã: 7h às 12h45
Tarde: 13h às 18h45

Dividido em nove fases anuais, o Ensino Fundamental traz um gradativo e constante aporte de conhecimentos e habilidades que serão completados no Ensino Médio, segmento que finaliza o ciclo da educação básica.