As séries iniciais do Ensino Fundamental I dão continuidade ao que foi iniciado na Educação Infantil, de modo que a rotina escolar se torna gradativamente mais desafiadora em termos de organização, estudo e compromisso com as atividades escolares com o avanço das séries.

A partir do 2º ano as disciplinas curriculares assumem um contorno mais definido, o que permite a adoção de materiais didáticos estruturados, além da elaboração de atividades específicas de acordo com o propósito pedagógico. Fazem parte do cotidiano escolar jogos matemáticos, dramatizações, estudos do meio, práticas no laboratório de Ciências e de tecnologia educacional.

A organização do espaço da sala de aula depende da interação que se deseja promover. O trabalho em duplas ou em grupos é bastante valorizado por favorecer a troca de informações e a interação social.

O educador age como um facilitador do diálogo, garantindo que as negociações se baseiem no respeito mútuo, que resultem em uma solução para o conflito e na percepção sobre a necessidade de uma ação ajustada à situação.

As disciplinas de História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Artes e Matemática (1º ao 4º ano) são ministradas por professoras polivalentes. As aulas de Educação Física, Inglês, Música e Matemática (5º ano) são conduzidas por professores específicos dessas áreas de conhecimento.

“Uma prática importante no Ensino Fundamental é a organização de rodas de conversa, assembleias, discussões em pequenos grupos e/ou em particular de modo a garantir que todos possam exercitar suas habilidades de argumentação, negociação, cooperação, empatia – e consigam tomar consciência das próprias atitudes e do ponto de vista do outro.”

Aprender a aprender

Tendo como meios o pleno domínio da leitura, da escrita, da interpretação, da capacidade de expressão oral, do cálculo, do raciocínio lógico e do pensamento crítico;

Aprender a fazer

Sendo fundamental o domínio de procedimentos e habilidades de pensamentos que o capacitem a resolver situações-problema e atuar a partir da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade atual;

Aprender a ser

Por meio da valorização do diálogo e de dinâmicas que levam à reflexão e à prática de atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de ética, de integridade e de tolerância.

Depoimentos

Jura

Juára Salomão Miamoto

Coordenadora dos Períodos Opcional e Adicional

“Um sonho… uma realidade! Essa é a melhor forma de expressar a oportunidade que o Centro Educacional Pioneiro me deu para colocar em prática um projeto diferente, feito com muito carinho e diversão. Experiências únicas, recheadas de conhecimento.”

Teresa

Teresa Hiroko Imamura Shimofusa

Professora de Ciências do Ensino Fundamental

“Este é o meu segundo lar. Pessoas incrí­veis como a dona Michie, o seu Antônio e a dona Elza (família Akama) marcaram a minha vida. Assim como as crianças que ajudei a educar. Meu orgulho ao ver os alunos saindo da escola e se tornando grandes cidadãos e ótimos profissionais. Confesso que é ainda mais emocionante ver aqueles que seguem a carreira na Área de biológicas e sentir que posso ter feito parte desta escolha.”

Teruko

Teruko Tsutsumi

Funcionária da Tesouraria

“Acompanhei os altos e baixos desta escola que formou meus filhos. Tenho muito carinho pelas pessoas com quem tive o prazer de trabalhar e profunda consideração pela família dos fundadores. E especial admiração pela dona Michie Akama, um exemplo de mulher, que muito me inspirou. Uma mulher de fibra!”

Marcia

Márcia Alexandra Kanamaru Kayanuma

Ex-aluna, administradora de empresas. As filhas Carolina e Isabela são alunas da escola

“Minha entrada para o Centro Educacional Pioneiro foi um desafio que me ensinou a batalhar, a ser dedicada e serviu de base para muitas conquistas que tive. Sem contar as amizades que fiz e preservo até hoje.”

Eva

Eva Maria da Silva

Inspetora de Alunos

“Minha vida está aqui na escola. Gosto muito do que faço e sinto o respeito por parte dos alunos. A dona Michie Akama me deu muito apoio, tanto aqui no trabalho como em outros momentos da minha vida. Sinto enorme gratidão por todos da família dela, como o seu Antônio e a dona Elza, pessoas de coração bom e caridosas.”

As situações avaliativas são parte integrante do processo de ensino aprendizagem possibilitando ao professor direcionar o processo de ensino de forma a alcançar os objetivos propostos. Os resultados são informados trimestralmente por meio de um relatório de observação preparado pelos professores no 1º ano e por meio de a atribuição de notas de 0 a 10 do 2º ao 5º, conforme o rendimento no dia a dia e nas avaliações formais. A média mínima necessária para aprovação é 6.

faça uma visita e confira

Nossa proposta
de ensino

Quero conhecer
o Pioneiro

Horários

Ensino Fundamental I
Manhã: 7h30 às 12h35
Tarde: 13h10 às 18h15

Ensino Fundamental II
Manhã: 7h às 12h45
Tarde: 13h às 18h45

Dividido em nove fases anuais, o Ensino Fundamental traz um gradativo e constante aporte de conhecimentos e habilidades que serão completados no Ensino Médio, segmento que finaliza o ciclo da educação básica.