Histórias de amizade e companheirismo marcaram a tarde agradável de 26 estudantes

Eles não se viam há dez anos, desde que uma chuva de papéis picados marcou o último dia de aula em dezembro de 2008. Entre lágrimas e abraços de despedida, tiraram fotos juntos e prometeram um dia se reencontrar. Assim foi.

Semana passada, 26 ex-alunos fizeram check in no Pioneiro e passaram uma tarde agradável com pizza, música e muita conversa. “Amizade verdadeira é assim, a gente pode passar um tempão sem se ver, mas quando se encontra, parece que foi ontem”, disse a ex-aluna e engenheira Caroline Endo, de 24 anos, que organizou o evento.

Todo mundo tinha uma história para contar. As meninas Vivien Mori, Letícia Kuroiwa e Karina Yokoi, todas de 24 anos, amigas desde o ensino infantil, se lembram da emoção de cantar para o príncipe príncipe-herdeiro do Japão, Naruhito, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Na foto abaixo, alunos da 3ª série (2003). Parte deles se reencontrou agora no Pioneiro.

alunos_antiga

Elas também se recordam com carinho da mobilização para a tradicional Festa do Sorvete, que envolvia toda a família. “A gente atravessava a madrugada com os nossos pais na escola preparando tudo com muito capricho”, disse Vivien. Letícia ainda lembrou do saboroso chá da enfermaria, para onde corria quando estava cansada.

O ex-aluno Willian Taiki Sueyasu, graduado em finanças e comércio exterior pela Universidade Estadual de Nova York, gostava de chegar mais cedo para jogar queimada com bolinha de ping-pong. “A gente precisava de bem pouco para se divertir”, disse.

O saudosismo tomou conta da turma quando visitaram as salas de aula, os laboratórios e o parquinho da escola. “Quantas histórias vivemos juntos. É muito bom saber que os amigos estão felizes na profissão que escolheram e que tudo começou bem aqui”, disse Henrique Ryosuke Tateishi, que terminou o ensino médio no Pioneiro e hoje estuda economia na UFSCAR.

O sucesso do encontro deixou uma certeza: eles não vão esperar mais dez anos para se ver novamente. Que assim seja!