Pioneiro recebe campeão brasileiro de cubo mágico e estimula a brincadeira entre os alunos

Você sabia que o cubo mágico é muito popular no mundo todo? E que ele estimula a visão espacial, a estratégia e o ensino de matemática?

São aproximadamente 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis; um desafio e tanto para aqueles  que pretendem compreender a lógica de rotacionar camada por camada. Se alguém pudesse realizar todas essas combinações a uma velocidade de um movimento por segundo, demoraria 1400 trilhões de anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação. Já imaginou?

Renan Cerpe

Esse número está longe de assustar Renan Cerpe, campeão brasileiro e recordista sul-americano de Cubo Mágico. Ele esteve com nossos alunos e compartilhou algumas técnicas que vêm aprimorando ao longo dos anos para resolver o mais rápido possível todo tipo de cubo.

Os workshops empolgaram nossos alunos durante todas as sessões. Para a professora de matemática Dalva Conde, o brinquedo estimula a lógica e a sua resolução está ligada ao raciocínio matemático. O cubo fez tanto sucesso entre os alunos que o Pioneiro já planeja um torneio para o segundo semestre.

Confira os vídeos e acesse o álbum de fotos.