O uso do celular é um dilema tanto na família quanto na escola. As dúvidas são muitas: qual a melhor idade para presentear um filho com o aparelho? Em quais momentos de aula é possível fazer uso do celular? Como lidar com os conteúdos não adequados?

Essas questões dividem especialistas e educadores. Por isso, merecem atenção e reflexão não só de quem educa, mas também dos educandos, que são importante agentes no processo de apropriação da tecnologia com responsabilidade.

debate uso do celular

Por isso, as turmas de 8ºs anos organizaram um grande debate, durante as aulas de redação, para discutir o tema. Algumas hipóteses foram formuladas a partir de um amplo brainstorm, que procurou abordar os principais aspectos do assunto. Depois disso, foram sorteados grupos pró e contra o uso do celular. Também foi formado um pequeno grupo, que ficou responsável pela mediação e pela elaboração de perguntas relacionadas aos aspectos discutidos em sala de aula

Para a dinâmica do debate, os estudantes foram estimulados inicialmente a construir seus próprios pensamentos a respeito do tema e, posteriormente, desenvolveram mais argumentos baseados em pesquisas orientadas.

Professores, funcionários e alunos de outros anos escolares acompanharam os debates, realizados em um formato muito parecido ao praticado em períodos eleitorais.

Confira as fotos dos encontros.