Turmas de 9º ano criam mapas mentais para estudar gramática. A professora Thaís Morgato Martin, idealizadora da proposta explica como foi o andamento das aulas:

“Até nós, professores de Português, reconhecemos que alguns conteúdos da gramática podem ser um tanto assustadores, seja pela complexidade, seja pela extensão. No 9º ano, Período Composto é uma matéria que pode ser considerada aterrorizante por ambos os motivos. Só de ouvir o nome “oração subordinada adverbial concessiva reduzida de gerúndio”, alguns já suam frio, e não lhes tiro a razão. Como são muitos os tipos de oração, função sintática e conjunção, é comum que os alunos se confundam ou percam a noção do todo.

Jpeg

Buscando alternativas que pudessem auxiliar os estudantes em dificuldades como essa, conversei com a professora Débora Sebriam, coordenadora de tecnologia educacional, que me apresentou uma possibilidade de trabalho bem interessante. Tratava-se de um aplicativo online utilizado para a criação de mapas mentais, o que ajudaria muito na visualização de todo o conteúdo e também em sua fixação. Os alunos não tiveram grandes dificuldades em dominar os recursos, bastante práticos e intuitivos.

O resultado foi excelente, os alunos retomaram os conceitos, construíram o esquema arbóreo, e conseguiram ter uma visão ampla e clara do conteúdo. A atividade facilitou o estudo porque permitiu um contato mais próximo e pessoal com a matéria, e possibilitou que ela fosse organizada toda em um único documento. Além disso, o conhecimento da ferramenta utilizada foi de grande valia aos alunos, que agora podem usá-la em outras disciplinas e projetos.”

Conheça algumas das produções:

Experimente o MindMeister e crie você também seus mapas mentais.