A professora Sandra Weidle, do 1º ano B, conta a experiência de sua turma ao conhecer diferentes versões da história Chapeuzinho Vermelho e reescrevê-la coletivamente:

“Quantas versões de uma mesma história você já ouviu? A turma do 1º Ano B, pode conhecer várias versões de uma mesma história: Chapeuzinho Vermelho. Em um primeiro momento, as crianças relembraram a história original da personagem, depois, entraram em contato com outras versões, como a Chapeuzinho Amarelo, Fita Verde no Cabelo, além de várias Chapeuzinhos com outras cores….

As crianças identificaram características próprias de cada história e personagem, além de listar o local onde se passou a história, a roupa que cada Chapeuzinho usava, o que ela levaria para a vovó, quem era o lobo, a figura salvadora, a moral da história e a música que cada Chapeuzinho cantava.

reescrevendo a historia

Assim, puderam compreender que alguns fatos se repetiam (e que reportavam à história original da personagem), porém havia vários elementos muito diferentes da história original (como um lobo que era bom, uma avó e uma netinha que gostavam de comer lobos, uma Chapeuzinho triste, outra comilona e a ainda outra que era muito medrosa…)

As crianças demonstraram muita satisfação em conhecer essas novas versões e puderam perceber, que uma história pode servir de inspiração para a escrita de outras histórias. A música que cada Chapeuzinho cantava também foi um atrativo, pois mantinha-se o ritmo, mas cada música retratava o jeito de ser da personagem. As crianças puderam criar sua própria versão da música!

Após, a turma escolheu uma das versões para escrevê-la coletivamente. O trabalho foi realizado em duplas, depois foi realizada a revisão da escrita e como resultado final, produzimos um livrinho tendo como base as escritas das crianças.

O trabalho foi muito prazeroso, pois além de proporcionar o contato com uma literatura de qualidade, as crianças demonstraram empolgação para reescrevê-la, demonstrando que tinham um bom repertório para fazê-lo”.